Em solenidade na Câmara Municipal, reitor Custódio Almeida recebe título de cidadão honorário de Fortaleza
- Terça, 20 Fevereiro 2024 18:00
Em mais um encontro da Universidade Federal do Ceará com a cidade de Fortaleza, ficou marcada para a posteridade a noite de segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, na qual o título de cidadão fortalezense foi outorgado ao reitor Custódio Almeida. A solenidade de entrega da comenda foi realizada no Plenário Fausto Arruda, na sede da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR), e contou com a presença de autoridades públicas e acadêmicas, servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes, colegas, amigos e familiares do homenageado.
A honraria foi conferida por meio do Decreto Legislativo nº 1.150, de 11 de dezembro de 2023, de autoria do vereador Júlio Brizzi. Aprovada por unanimidade, a medida foi subscrita pelos vereadores Gabriel Aguiar, Profª Adriana Almeida e Adriana Gerônimo, da Mandata Coletiva Nossa Cara. A concessão do título de cidadão de Fortaleza a Custódio Almeida foi feita na véspera de completar seis meses à frente da UFC como o 16º reitor da em breve septuagenária Instituição, criada em dezembro de 1954.
A mesa de autoridades da cerimônia foi composta pela vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais da UFC, Profª Diana Azevedo; pelo assessor especial para Assuntos Municipais da Casa Civil do Ceará, Artur Bruno, que, no ato, representou o governador Elmano de Freitas; o ex-reitor da UFC, Prof. René Barreira; a presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), Profª Irenísia Oliveira, e a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC), Marina Lopes.
Ao presidir a solenidade, Júlio Brizzi saudou como conterrâneo o reitor Custódio Almeida, que classificou como “magnífico amigo”, reconhecendo nele a competência e a destacada atuação como personagem do campo educacional. “O título de cidadania é conferido pelo povo, através do Parlamento, para pessoas que tenham colaborado para a vida da cidade, com o desenvolvimento e a paz, a geração de emprego e renda, e com a formação. Fortaleza é uma cidade acolhedora por natureza, e todos aqui são bem recebidos”, afirmou o vereador.
Em seu discurso, Custódio relembrou o tempo formativo da infância no interior do Maranhão, no contato com a natureza e com a paisagem cultural e humana da cidade de São Bernardo (MA). Sobre essa fase vivida, ele relacionou as memórias com o conceito de eudaimonia, palavra grega que, segundo o filósofo Aristóteles, traduz o princípio ético universal de uma vida plena e feliz. “Sendo a busca comum de todos os homens, a felicidade é, na verdade, um ponto de convergência; é um grande acordo originário, um excelente ponto de partida para o estabelecimento de consensos e para a superação de conflitos. Todos desejamos ser felizes e cada um de nós vai, ao seu modo, ao encontro desse objetivo”, refletiu.
A respeito das escolhas feitas durante as trajetórias individuais, o reitor voltou para 1978, quando, aos 11 anos de idade, veio para a capital cearense estudar. Na sequência, prestou vestibular para Processamento de Dados (atual Computação), ingressou na Universidade Federal do Ceará como aluno, contribuiu para criar o centro acadêmico do curso e integrou a gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “No movimento estudantil eu me tornei, verdadeiramente, um universitário, filho da UFC e um fortalezense; no entanto, uma das conquistas mais significativas que tive nesse tempo de valentia e vibração foi a descoberta da Filosofia”, compartilhou o reitor.
Com a saudade retratada no poema Canção do Exílio, do escritor maranhense Gonçalves Dias, e a exaltação dos verdes mares bravios no romance Iracema, de José de Alencar, Custódio passou a entender Fortaleza como a terra onde se fez adulto, definiu rumos profissionais e decidiu permanecer. “Fico cheio de orgulho ao perceber que esse reconhecimento público da Câmara Municipal de Fortaleza veio à tona quando as luzes dos 70 anos da UFC começaram a acender, sendo eu o reitor dessa Universidade tão querida dos cearenses. Eu tenho consciência de que são as luzes acesas da UFC que iluminaram a minha identidade, tornando visível o quanto fortalezense eu sou”, concluiu Custódio.
PERFIL - Custódio Luís Silva de Almeida é professor titular do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC e docente do Curso de Filosofia. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Sociologia pela UFC, graduado em Processamento de Dados pela UFC e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da UFC desde 1993, ele atuou como coordenador do Curso de Filosofia, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, diretor do ICA, pró-reitor de Graduação entre 2007 e 2015 e vice-reitor da UFC de 2015 a 2019.
É membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará, cientista-chefe da Cultura da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e professor orientador dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia, Ecologia e Recursos Naturais e Enfermagem da UFC. Na área de filosofia, desenvolve pesquisas em dialética, hermenêutica filosófica, fenomenologia e educação.
Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.