UFC e Secretaria de Saúde de Fortaleza discutem Atenção Primária e parcerias para atendimentos de saúde
- Quinta, 14 Março 2024 14:17
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, participou, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, no Centro, de uma reunião na manhã desta quinta (14), com o titular da pasta, Galeno Taumaturgo, e com gestores da área da Saúde da UFC. Em pauta, foram discutidos temas como o retorno do convênio entre a Universidade e a Prefeitura para atendimento em clínicas odontológicas, além de ações de telessaúde e os serviços de saúde na rede pública.
Galeno Taumaturgo compartilhou os planos da Secretaria para, a partir de abril deste ano, inaugurar 16 novos postos de saúde na cidade, dessa forma ampliando o acesso dos fortalezenses e a cobertura nos diferentes bairros e territórios. O secretário apresentou ainda o sistema Segunda Opinião, com laudos transmitidos a distância para fins médicos e odontológicos, e comentou sobre as experiências do município em relação à integração de atendimentos especializados. “Quando a gente integra, otimiza e aumenta o leque de atendimentos. O que a regulação de leitos tenta fazer é juntar tudo em um grande hospital, para ver melhor os serviços de saúde, melhorando a produção e qualificando a oferta”, explicou o secretário.
O reitor Custódio Almeida solicitou ao secretário apoio para o projeto do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabuçu, tendo em mente as especificidades de formação de profissionais da área de saúde e o atendimento à população. Custódio ainda delineou benefícios com as intervenções urbanísticas planejadas para a região do bairro Rodolfo Teófilo, com alteração dos fluxos de trânsito e a requalificação da Lagoa do Porangabuçu.
“A densidade de equipamentos de saúde ali é altíssima. Além do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH, que é o carro-chefe, temos o Hospital São José, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), vários laboratórios e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Quando peço apoio, estou dizendo que, tendo a Prefeitura de Fortaleza possibilidade de novas instalações, pense naquele bairro como um lugar para dar atenção e assim fortalecer o distrito”, afirmou o reitor.
Como encaminhamento, foi formado um grupo de trabalho para prosseguir com os estudos de viabilidade e, no médio prazo, construir e colocar em operação uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nas proximidades do Campus do Porangabuçu. Atualmente, Fortaleza possui 12 UPAS, sendo seis administradas pelo governo estadual e seis pela Prefeitura.
Estiveram presentes à reunião a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC, Profª Ana Karina Bezerra; o diretor da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, Prof. João Macêdo; a superintendente do Complexo Hospital UFC/EBSERH, Profª Josenília Gomes; a secretária-adjunta de Saúde de Fortaleza, Carmen Cavalcante; a coordenadora de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Luciana Passos; e o coordenador jurídico da SMS, Charles Goiana.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.