Núcleo de Desenvolvimento da Criança apresenta demandas à Reitoria em visita institucional

A Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança – Colégio de Aplicação (NDC CAp), localizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, recebeu a visita do reitor Custódio Almeida na primeira semana de maio e, junto com o Gabinete da Reitoria, começa a desenhar planos de expansão. Com 33 anos de história (inicialmente como projeto de extensão vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e, desde 2022, na condição de colégio de aplicação), a direção e a equipe apresentaram a infraestrutura didática e de lazer do Núcleo, que atende 56 crianças oriundas de famílias das comunidades acadêmica e externa.

Imagem: Reitor Custódio Almeida posa com a diretora e parte da equipe pedagógica do NDC CAp em frente à sede da unidade de educação infantil. (Foto: Álvaro Graça Jr./UFC Informa)

Acompanhado da diretora do Centro de Ciências Agrárias, Profª Sônia Pinheiro, o reitor fez um percurso pelas salas de aula – que abrigam quatro turmas de infantil III, IV e V –, sala de leitura/biblioteca, cozinha, piscina e parque naturalizado. Em seguida, o dirigente se reuniu com a diretora Marcelle Arruda e com as professoras Fátima Saboia e Diana Ísis para discutir um levantamento preparado pela equipe técnica sobre as necessidades da gestão com relação à manutenção e expansão das atividades do equipamento.

Segundo a diretora Marcelle Arruda, desde sua concepção, o NDC CAp sempre teve como foco uma formação acolhedora e de qualidade em educação infantil, em integração com as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com a criança e a família desenvolvidas na Universidade. “A mudança para colégio de aplicação não alterou a proposta pedagógica do NDC, que já havia incorporado as orientações determinadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC). Apenas fortaleceu seu compromisso com a formação docente inicial e continuada e com as inovações pedagógicas”, afirmou.

Imagem: Foto das crianças do NDC CAp, vestidas com farda branca e vermelha, brincando de costas em uma casinha de taipa que faz parte do parque infantil. (Foto: Álvaro Graça Jr./UFC Informa)

Ao longo de sua atuação, já passaram pelo NDC CAp mais de 1.500 crianças. As atualmente matriculadas estão sob a tutela de sete professoras, que em breve terão o reforço de mais uma vaga docente da categoria Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), a ser preenchida por meio de um concurso em andamento. Ainda não é o suficiente para cumprir a função de um colégio de aplicação na medida demandada pelas comunidades acadêmica e externa. “Os colégios de aplicação são instituições educacionais que, além de se dedicarem ao ensino, à pesquisa e à extensão, são comprometidas com a inovação pedagógica e a formação docente inicial e continuada, sendo reconhecidos pela comunidade como instituições de excelência”, sintetiza a Profᵃ Marcelle.

“O NDC CAp é historicamente visto como referência por sua qualidade no cuidado e educação de crianças da educação infantil, buscada a partir de uma proposta pedagógica diferenciada, com foco na escuta e nos interesses das crianças. Além de ser campo de formação de alunos de diferentes cursos de graduação, espaço de desenvolvimento de pesquisas e ambiente de formação para professores de educação infantil de instituições públicas e privadas”, explicou a diretora.

O reitor Custódio Almeida foi recebido pela turma matutina de infantil V, que estava encerrando as atividades do dia. Junto com as crianças, o dirigente conheceu as salas de aula e a casinha de taipa, construção tradicional do sertão cearense reproduzida no espaço de lazer dos pequenos estudantes. “Este espaço é riquíssimo, criança precisa de contato com natureza, pisar na areia, precisa se sujar”, opinou o reitor.

O Prof. Custódio Almeida também reafirmou o trabalho feito pela administração superior na contenção da praga do besouro metálico, que tem acometido árvores de grande porte em Fortaleza. Segundo ele, a equipe de pesquisa entomológica da UFC analisará o estado das árvores do parque naturalizado do NDC CAp, para garantir a segurança dos alunos.

Imagem: De costas, o reitor Custódio Almeida observa as placas de turmas que já passaram pelo NDC CAp, afixadas na parede da unidade. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)ft 240514 visitandcum gr

PERSPECTIVAS DE EXPANSÃO – Além de conhecer o colégio e acolher as demandas da equipe, a Reitoria incentivou, na ocasião, a gestão do NDC CAp a elaborar um planejamento de infraestrutura, pessoal e recursos essenciais para dobrar o número de crianças matriculadas na unidade. “É muito necessário o trabalho feito aqui, você vê que são crianças felizes, bem tratadas, desenvolvendo-se com tudo o que precisam. E percebe-se que as famílias também são muito próximas da escola”, disse o Prof. Custódio Almeida, acrescentando que “é preciso crescer para potencializar o trabalho já feito”.

Em consonância com os planos institucionais, as expectativas de toda a equipe técnica e pedagógica são as melhores, uma vez que uma estrutura física ampliada e a chegada de mais professores e profissionais de apoio possibilitarão atendimento de qualidade a um número maior de crianças, estendendo também as oportunidades de formação docente continuada e pesquisa. Essa soma de esforços deve contribuir para consolidar a UFC como Instituição de referência também na educação infantil.