UFC, Secretaria das Mulheres e Conselho Cearense dos Direitos da Mulher preparam acordo de cooperação técnica

Representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará e do Conselho Cearense dos Direitos das Mulheres (CCDM) reuniram-se, na última semana, para encontro de trabalho que culminará em acordo interinstitucional de cooperação técnico-científicaA agenda ocorreu no Gabinete da Reitoria, dia 9 de maio.

Imagem: De pé, no Gabinete da Reitoria, um homem e oito mulheres posam após reunião sobre acordo de cooperação entre UFC, Secretaria das Mulheres e Conselho Cearense dos Direitos da Mulher. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

As atividades previstas devem contemplar formação continuada em igualdade de gênero para gestores, servidores e estudantes; colaboração nas políticas públicas estaduais alinhadas ao Ministério das Mulheres do Governo Federal; formação de lideranças femininas; capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo e ações de combate à discriminação de gênero e ao assédio moral e sexual, dentre outros tópicos.

“Nossa secretaria já é um avanço dentro da estrutura do Executivo do Estado do Ceará, já que em governos anteriores as ações em prol das mulheres estiveram dentro de outras pastas. É inegável o alcance da UFC junto à sociedade cearense, então a secretaria tem todo interesse em formalizar essa parceria para ampliar a presença de suas políticas”, disse a secretária executiva de Políticas para as Mulheres da Secretaria das Mulheres, Jessivânia Silveira.

A vice-reitora Diana Azevedo, representando a Reitoria no encontro, destacou as contrapartidas que podem ser oferecidas pela Universidade, tais como “bolsas de extensão, envolvimento das forças de trabalho técnica e de pesquisa, além de apoio na elaboração de diretrizes e políticas para reforçar a proteção e as oportunidades para as mulheres cearenses”.

Imagem: Participantes da reunião estão sentados à mesa, com a vice-reitora Diana Azevedo ao centro. (Foto: Álvaro Graça Jr./UFC Informa)

UFC e o CCDM já possuem uma relação de proximidade de longa data devido à ação extensionista Colcha de Retalhos, do qual a presidente do Conselho Janaína Fernandes é idealizadora. O projeto transforma resíduos da indústria têxtil em produtos para venda, além de fornecer capacitação em corte e costura e orientações que favorecem autonomia econômica para mulheres da região do Grande Bom Jardim. Em setembro do ano passado, Janaína esteve reunida com o reitor Custódio Almeida para tratar de apoio à interiorização do Colcha de Retalhos, que já deu um passo por meio de parceria com o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (CODESSUL). O apoio deve posibilitar levar as capacitações a oito municípios do Interior cearense em um ciclo de dois anos.

“Nosso grande sonho é levar o Colcha de Retalhos a mulheres de todo o Ceará. A presença da Universidade é fundamental, porque o acesso à educação e a autonomia econômica andam juntos. São a base para contribuir com o encerramento do ciclo de violência na vida da mulher”, disse Janaína Fernandes. Em seguida, foi discutida a possibilidade de estender o projeto a outros municípios além da Capital por meio do programa Ceará por Elas, lançado em 2023 pela Secretaria das Mulheres. A ação tem como objetivo ampliar a rede de proteção e apoio às políticas públicas para as mulheres, com atividades distribuídas nos eixos de segurança, protagonismo e empreendedorismo.

Além da vice-reitora Diana Azevedo e da presidente do Conselho Janaína Fernandes, participaram do diálogo a Profᵃ Rosalina Semedo, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Jessivânia Silveira, secretária-executiva de Políticas para as Mulheres da Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará; a assessora do CCDM, Vilenilza Matos; a coordenadora do programa Ceará por Elas da Secretaria das Mulheres, Cláudia Helena; o coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca; e o assessor jurídico do Gabinete da Reitoria, Rodrigo Santos.