UFC anuncia expansão com Campus Iracema e hospital no Porangabuçu; recursos estão assegurados pelo PAC Educação
- Quarta, 12 Junho 2024 17:09
A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou, nessa terça-feira (11), seus próximos planos de expansão e reestruturação, encampados pelo projeto do novo Campus na Praia de Iracema, em Fortaleza; pela finalização do novo hospital universitário, no Campus do Porangabuçu, e pela consolidação dos campi do Interior, que terão infraestrutura reforçada e ganharão novos cursos.
{
As informações foram compartilhadas pelo Prof. Custódio Almeida em entrevista coletiva realizada no Gabinete da Reitoria, após participar da reunião dos reitores de universidades e institutos federais com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação Camilo Santana, ocorrida no último dia 10 em Brasília.
O reitor informou, na coletiva, que a UFC teve todas as suas solicitações contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A União investirá, por meio do Ministério da Educação (MEC), R$ 5,5 bilhões na rede federal de educação superior em todo o país. “Com muita alegria, informo a vocês que estamos autorizados a deslanchar as respectivas licitações, para que essas obras sejam iniciadas e em seguida entregues à população”, disse Almeida.
A expectativa é de que o novo campus em planejamento receba em breve complemento com mais um espaço: o terreno onde até pouco tempo se localizava o Edifício São Pedro, recentemente demolido pela Prefeitura de Fortaleza. No início de junho, a UFC solicitou formalmente à Superintendência do Patrimônio da União (SPU-CE) a cessão gratuita do terreno, por tempo indeterminado, para a construção de um equipamento acadêmico de cultura, arte e eventos. Houve sinalização positiva por parte da instância local, e o procedimento de imissão de posse seguiu para análise em Brasília.
Uma vez deferido o pedido, a Universidade planeja integrar esse espaço a um complexo que será composto ainda por outros dois imóveis, cujas cessões já foram negociadas: 1) um terreno pertencente ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) e benfeitorias construídas pelo Governo do Estado para o antigo projeto Acquario Ceará; e 2) um prédio de propriedade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), localizado na rua dos Tabajaras. Os processos de transferência de propriedade desses imóveis, com a anuência da SPU/CE e do Legislativo estadual, foram iniciados, respectivamente, em dezembro de 2023 e em fevereiro de 2024, encontrando-se atualmente em fase de conclusão.
Veja entrevista do reitor Custódio Almeida à UFCTV, sobre os recursos do PAC Educação:
O reitor explicou que os recursos aprovados permitirão ainda a conclusão do novo hospital universitário, unidade que terá grande protagonismo no Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabuçu em formação. “Esse hospital prestará um imenso serviço à população, com mais qualidade de atendimento e mais equipamentos, além de mais conforto para os trabalhadores da saúde e para os pacientes”, adiantou.
Estão também no rol de investimentos do PAC Educação obras nas unidades interioranas da UFC. Os campi de Crateús, Itapajé, Russas, Sobral e Quixadá devem concluir obras paradas e iniciar novas edificações para potencializar suas infraestruturas didáticas e tornar possível receber novos cursos de graduação nos próximos dois anos. A definição de quantos e quais cursos ainda passará pelas instâncias colegiadas da Instituição. “Esses grandes investimentos que a gente está fazendo agora não estão na Lei Orçamentária Anual, estão no PAC. Já está certo que teremos os recursos, e já estamos autorizados a fazer as licitações”, explicou Custódio.
PRÓXIMOS PASSOS DO CAMPUS IRACEMA – Ao elucidar que a UFC ainda não foi notificada sobre se e quando poderá assumir a gestão do terreno do São Pedro, o reitor adiantou que, em caso positivo, a Universidade não se furtará a estar presente no espaço. “A gente pretende, assim que tiver a cessão autorizada, fazer um projeto de ocupação imediata até que o projeto definitivo se estabeleça. Temos, por exemplo, a possibilidade de fazer Feira das Profissões, feiras de livros, apresentações culturais e manifestações diversas da UFC. Além de, é claro, usar aquele ambiente para apresentar à comunidade os grandes projetos da Universidade, como a estação científica de Jericoacoara, o Corredor Cultural e o novo hospital universitário”, enumerou.
A Reitoria ressaltou ainda o fato de que a parte do Campus Iracema contemplada nos investimentos do programa federal diz respeito à construção na área que seria do Acquario Ceará. Logo que a UFC for formalmente notificada sobre a cessão desse terreno mais recente, poderão ser iniciadas a busca e a articulação por recursos para garantir a efetivação. “Para que o São Pedro pudesse ser incluído no PAC, essa cessão teria que ter ocorrido bem antes”, explicou o Prof. Custódio, acrescentando que a intenção da administração superior é construir “um prédio icônico, que marque a praia de Iracema e seja abraçado por ela”. Segundo ele, não está descartada abertura a parcerias público-privadas, com toda segurança jurídica, para fazer a obra acontecer no prazo mínimo possível.
Atualmente, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) estão em fase de instrução dos processos para prosseguir com a abertura de todas as licitações.
Confira fala do reitor sobre o Campus Iracema:
A Instituição planeja a entrega das obras em no máximo dois anos, permitindo que, em 2026 tanto o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) quanto o novo Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) já funcionem no novo campus. “Nós chegamos e vamos ficar na Praia de Iracema. Não existe data para ir embora, já que universidade não se desinstala. Daqui em diante, o Campus Iracema está em construção. Em breve, chegará o momento em que essa construção estará mais estável”, finalizou o dirigente.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.