Reitoria recebe primeira-dama do Estado para formalizar adesão ao Pacto Ceará sem Fome; pesquisadores atuarão na elaboração de políticas

A Universidade Federal do Ceará (UFC) formalizou, na última segunda (24), sua adesão ao Pacto Ceará sem Fome. O termo de cooperação foi assinado pelo reitor Custódio Almeida e pela presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Pacto Ceará sem Fome, a primeira-dama do Estado Lia de Freitas. Na sequência, houve reunião para tratar das possíveis contribuições da Universidade para mitigar os efeitos da insegurança alimentar trazida pelos contextos de pobreza e extrema pobreza.

Imagem: Particioantes da assinatura do acordo posam, de pé, no Gabinete da Reitoria; ao centro, estão o reitor Custódio Almeida, a primeira-dama Lia Freitas e a vice-reitora Diana Azevedo. (Foto: Nilson Filho/ UFC Informa)

O acordo assinado tem como objetivo engajar a UFC na promoção de dignidade alimentar para a população do Estado do Ceará, assegurando alimentação nutritiva, saudável e gratuita para os cearenses em situação de vulnerabilidade. O encontro reuniu ainda pró-reitores, secretários, assessores e representantes ligados à administração superior e às áreas de direitos humanos, sustentabilidade e materiais.

O Prof. Custódio Almeida qualificou o momento como um passo para construir uma UFC cada vez mais sensível à fome e às políticas que fornecem assistência para as populações socioeconomicamente vulneráveis, dentro das quais se encontra uma parte significativa de seu corpo discente.

“A maior política de assistência estudantil da UFC é o seu Restaurante Universitário, um equipamento absolutamente indispensável para nós hoje. Nossa comunidade, apesar de já estar se sensibilizando, ainda precisa se conscientizar mais. O Auxílio Ingressante foi outra medida fundamental, porque o aluno carente pode se evadir já no primeiro semestre”, disse o reitor, mencionando ainda que a UFC iniciou processo de interiorização há 23 anos, desde sua chegada a Sobral e a Barbalha com os cursos de Medicina. “No interior, o perfil dos alunos sempre foi mais frágil”, pontuou.

Imagem: Participantes da reunião sentados à mesa no Gabinete da Reitoria. (Foto: Nilson Filho/ UFC Informa)

Em uma ação já decorrente da adesão ao Pacto, a festa junina alusiva aos 70 anos da UFC, prevista para a noite de 28 de junho na Casa de José de Alencar, deve arrecadar por volta de uma tonelada de alimentos, que será destinada ao Ceará sem Fome. “Matar a fome das pessoas é urgente, pois muitas vezes é questão de vida ou morte, é questão de entrar ou não para o crime”, ponderou o reitor.

Lia de Freitas fez, na ocasião, uma breve explanação sobre a rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições – como são chamadas as 1.080 cozinhas comunitárias do Programa. Gerenciadas por organizações selecionadas via edital, elas produzem e entregam, cinco dias na semana, refeições às pessoas cadastradas no Programa na Capital e no Interior. Criada em junho de 2023, a política já distribuiu mais de 13 milhões de refeições.

“Agradeço ao Prof. Custódio Almeida pelo envolvimento da UFC no Programa Ceará sem Fome, que é um dos maiores do Brasil no que se refere ao combate à pobreza. Juntos, vamos mudar a realidade do nosso povo. As competências e compromissos específicos assumidos pela UFC certamente irão fortalecer nossas ações”, afirmou a primeira-dama, que capitaneia o Programa.

Imagem: Reitor assina junto com a presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Pacto Ceará sem Fome, Lia de Freitas, termo que oficializa adesão da UFC ao Pacto. (Foto: Nilson Filho/ UFC Informa)

NOVA DESTINAÇÃO PARA RESÍDUOS – Além dos gestores de setores transversais à temática, estiveram presentes docentes pesquisadores para ajudar o Ceará sem Fome a pensar alternativas mais ecológicas de embalagem e conservação para refeições, bem como propor formas de reutilização dos resíduos descartáveis gerados pelas cozinhas comunitárias do Estado, a exemplo da produção de matérias-primas sustentáveis para a construção civil.

Os convidados para o debate foram Esequiel Mesquita, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, e Laís Costa, professora do Curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas.

Os próximos encaminhamentos devem ser o mapeamento e a articulação de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que tenham interface com o combate à fome, a segurança alimentar e a geração de emprego e renda para atuação junto ao Pacto Ceará sem Fome. Uma segunda vertente envolve elaborar e promover políticas e capacitações para o fortalecimento de iniciativas e ações comunitárias, como a gastronomia social.