UFC e Prefeitura de Fortaleza firmam acordo para realização de pesquisa e elaboração de política sobre drogas; escritório da ONU também subscreve

A Universidade Federal do Ceará (UFC) assinou, nessa quarta-feira (26), acordo de cooperação com a Prefeitura de Fortaleza para a realização de pesquisa diagnóstica sobre uso de drogas na capital cearense, a primeira dessa natureza realizada em âmbito local. A parceria foi oficializada pela vice-reitora no exercício da Reitoria, Profª Diana Azevedo, e pelo prefeito José Sarto, durante seminário na programação da XII Semana Municipal sobre Drogas, em alusão ao Junho Branco (mês de conscientização e prevenção do uso de drogas).

Imagem: Sete pessoas de pé no palco da solenidade; ao centro, a vice-reitora Diana Azevedo e o prefeito José Sarto, que segura o documento assinado. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

Na ocasião, também foi assinado memorando de entendimento com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que acompanhará a realização da pesquisa e sua aplicação na elaboração da política pública municipal da área, que prevê ainda a criação de uma linha de cuidado integrado para lidar com o abuso de álcool e de outras drogas.

A pesquisa contará com recurso de R$ 407 mil e será desenvolvida pelo Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP), coordenado pelo Prof. Walberto Santos, do Departamento de Psicologia da UFC. O estudo terá caráter qualiquantitativo e realizará a investigação nas seguintes linhas: perfil epidemiológico, levantamento de dados transversais de todas as secretarias e pesquisa qualitativa com grupos focais com profissionais de saúde, educação, segurança e de direitos humanos que atuam diretamente com a problemática. A ideia é analisar como os problemas sociais relacionados ao uso de substâncias psicoativas afetam a cidade e sua população.

De pém no Gabinete da Prefeitura, a vice-reitora Diana Azevedo e o prefeito José Sarto posam juntos; ela traja blazer preto e ele, camisa branca. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

Na celebração dos 70 anos da UFC, uma instituição seminal dentro do ecossistema de ensino superior aqui no Ceará, assinamos com muita alegria esse termo de colaboração com a Prefeitura. Muitas vezes, soluções que funcionam em outros lugares não funcionam aqui. Como Universidade, nós servimos ao meio. Essa parceria ajudará na formação de futuros profissionais que lidarão com as consequências do uso de drogas”, comentou a vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais da UFC. Diana acrescentou também que o levantamento de dados dará suporte a uma política conjunta “baseada em evidências e não em achismos”.

Segundo José Sarto, de posse dos dados da pesquisa e com a orientação das instituições parceiras, a Prefeitura poderá conduzir com mais propriedade a tomada de decisão e abordar de forma contemporânea e humanizada a problemática das drogas. “Queremos traçar um perfil epidemiológico dos usuários para que a gente tenha uma abordagem de políticas públicas baseada em dados científicos, orientada por uma pesquisa de qualidade. É um trabalho intersetorial, entre secretarias e com o setor privado, para referenciar a nossa abordagem. O poder público, de um modo geral, tem que abordar esse assunto de forma proativa, por ser um problema lamentavelmente crescente”, explicou o prefeito.

Imagem: A vice-reitora Diana Azevedo assina o termo de cooperação com a Prefeitura de Fortaleza; ela traja blazer preto e está posicionada em frente a um telão. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

Junto com a pesquisa, o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (que tem três unidades no Brasil) nos ajudará a desenvolver uma linha de cuidado integrando a atenção psicossocial, a assistência social, a segurança e a saúde pública. Isso vai nos possibilitar elaborar um plano decenal para a política sobre drogas da cidade de Fortaleza”, detalhou Teka Lenz, gestor da Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas da Prefeitura.

O evento também contou, dentro da programação, com exposições do LACEP; da cientista-chefe do Big Data Fortaleza, Profª Rossana Andrade, do Departamento de Computação da UFC; e de servidores que atuam em equipamentos municipais, como a Célula de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).