Reunião entre Reitoria, deputado federal e diretoria trata do projeto de seis novos cursos para Campus de Itapajé

Em reunião realizada no Gabinete da Reitoria, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu o deputado federal Danilo Forte para apresentação do projeto pedagógico de seis novos cursos de graduação para o Campus Jardins de Anita, em Itapajé, a 130 quilômetros de Fortaleza. Natural do município, o parlamentar é um dos principais apoiadores da mais recente unidade acadêmica da UFC em Brasília.

Imagem: De pé, da esquerda para a direita: Prof. Márcio Veras (diretor do Campus de Itapajé), reitor Custódio Almeida e deputado federal Danilo Forte seguram exemplares dos projetos pedagógicos dos seis cursos planejados para Itapajé. (Foto: Ribamar Neto)

Os cursos em questão são licenciaturas em Letras - Português/Inglês, Pedagogia, Matemática, Física, Teatro e Animação/Jogos Digitais. Os projetos pedagógicos foram elaborados a partir de uma sondagem das necessidades da rede de ensino básico de Itapajé e região e aproveita também a infraestrutura cultural e a vocação tecnológica do Campus.

A agenda contou ainda com a presença do diretor do Campus de Itapajé, Prof. Márcio Veras Corrêa; do Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Monteiro, e do coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca.

De acordo com o Prof. Márcio Veras, a elaboração dos projetos foi feita por uma comissão composta por servidores do Campus de Itapajé e da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Todos os cursos têm duração de quatro anos e possuem previsão de 50 vagas, com entrada única anual. A expectativa é de que possam iniciar suas atividades em 2025 com a estrutura física e o quadro de pessoal atualmente disponíveis no Campus, com possibilidade de expansão nos dois âmbitos conforme as turmas forem avançando.

“O impacto na região será muito forte. Vamos ter a capacidade de acolher mais alunos em mais cursos de graduação e, junto com isso, fomentar projetos de pesquisa e extensão, que certamente terão reflexos na economia e na estrutura de todo o Vale do Curu. A Universidade terá uma capilaridade maior no tecido empresarial, econômico, social e cultural de toda uma região do Estado”, comentou o Prof. Márcio Veras, diretor da unidade inaugurada em meados de 2021.

O Prof. Custódio Almeida ressaltou que, desde sua participação na gestão como pró-reitor de Graduação, acompanha o percurso do Campus de Itapajé. Ele destacou ainda a parceria do deputado Danilo Forte na luta por recursos para expandir o campus e a importância dos campi da UFC nas comemorações do Jubileu de Platina da Universidade.

Imagem: Todos os participantes da reunião estão sentados à mesa no Gabinete da Reitoria. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

“Queremos celebrar os 70 anos mostrando para a sociedade o potencial da Universidade na Capital e no Interior. Itapajé entra muito forte nessa programação, que acontece agora no início de setembro e prossegue até dezembro, com a grande inauguração do teatro, que seguramente será um dos três melhores do estado do Ceará”, assinalou o reitor.

O deputado Danilo Forte fez agradecimentos ao reitor – que frisou “estar na luta pelo Campus de Itapajé desde o início” – e ao diretor Márcio Veras, chamando ainda atenção para o calendário de inaugurações futuras na unidade, frutos de emenda parlamentar de sua autoria. "Farão parte das comemorações dos 70 anos da Universidade as novas pavimentação e acessibilidade do Campus, que serão inauguradas no dia 3 de setembro, junto com a assinatura da ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva. Em dezembro, coroando um final de ano brilhante, teremos a inauguração do teatro, que sem dúvida será o mais belo teatro universitário do estado do Ceará”, enumerou o parlamentar, acrescentando que os seis cursos em planejamento significam 300 novos alunos por ano para movimentar e dar mais vida ao Campus de Itapajé.

Por fim, o Prof. Márcio Veras também enfatizou a importância do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que contemplou no seu rol de obras a quadra poliesportiva do Campus Jardins de Anita. “Quando você desloca para o interior, aí é que vê o impacto trazido por uma Instituição dessa dimensão, com essa capacidade de proporcionar mudanças. É um privilégio poder vivenciar essa expansão e vera nossa Universidade crescendo para várias regiões do estado do Ceará”, disse o diretor.

Segundo Custódio Almeida, os projetos pedagógicos seguem agora para discussão interna no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação e, na sequência, para deliberação nos conselhos superiores da Universidade. O passo subsequente é o envio para aprovação do Ministério da Educação (MEC), que decidirá sobre a oferta ou não das formações já na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU).