Campus de Itapajé celebra três anos com inauguração de urbanização e assinatura de ordem de serviço para novas obras

O Campus Jardins de Anita, localizado em Itapajé, a 130 quilômetros de Fortaleza, celebrou, na última terça-feira (3), três anos de instalação com solenidade de comemoração, entrega da obra de urbanização e assinatura de liberação de novas intervenções. Presente no evento, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, acompanhou a inauguração da via de acesso ao campus e da rampa de acessibilidade, além de assinar a autorização para início dos processos licitatórios da construção de uma escadaria entre os blocos didáticos e de uma quadra poliesportiva.

Imagem: reitor assina autorização para obras na mesa solene

Na solenidade realizada no auditório do campus, o reitor compôs a mesa com o diretor da unidade acadêmica, Prof. Márcio Veras; o vice-diretor, Prof. João Henrique Corrêa; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Renato Guerreiro; o presidente da Câmara Municipal de Itapajé, vereador Haroldo Mota; e o deputado federal Danilo Forte. Natural do município, o parlamentar é um dos principais apoiadores da mais recente unidade acadêmica da UFC. Comunidade acadêmica, políticos da região e representantes da família que doou o espaço onde o campus foi instalado também participaram do evento.

A Banda de Música Mestre Vino, do município de Irauçuba (distante 25 quilômetros de Itapajé), formada por crianças e adolescentes, abriu as comemorações no auditório do campus. O diretor Márcio Veras deu as boas-vindas e destacou o “esforço hercúleo” da Reitoria em levar mais cursos e recursos para a consolidação do campus. Veras também ressaltou a alegria de presenciar nos três anos do campus a primeira formatura, que deve acontecer no final deste semestre. Cerca de 70 alunos concluirão as graduações em Ciência de Dados, Segurança da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O deputado federal Danilo Forte frisou que o campus já é uma realidade. “Temos um campus com a parte das salas já organizada, a acessibilidade e a beleza da urbanização”, disse. A preocupação agora, conforme o parlamentar, é “habitar o campus”, com a chegada dos seis novos cursos previstosLetras (Português/Inglês), Pedagogia, Matemática, Física, Teatro e Animação/Jogos Digitais. “A Universidade Federal do Ceará já está se transformando num marco não só da cultura, mas também do conhecimento e da esperança que reúne todo Itapajé”, comentou.

Imagem: auditório com mesa solene, estudantes e participantes da solenidade

Em discurso, o reitor Custódio Almeida explicou que a implementação dos seis novos cursos faz parte do desafio de consolidação do campus. “Itapajé não é consolidado ainda, porque não se consolida um campus com três cursos. O mínimo para consolidação são seis cursos”, informou. A previsão, conforme o reitor, é ofertar as novas graduações em 2025. “A gente vai correr para conseguir isso, e vai depender muito de conseguirmos assegurar vagas para docentes e técnicos. A gente já pode abrigar cursos novos com a estrutura [física] que tem”, detalhou.

A escolha por essas graduações, conforme o reitor, uniu a proposta do projeto original de formação de educadores, que não foi implementada ainda, e a vocação local para os cursos da área de tecnologia da informação. “Assim o campus fica consolidado em número de cursos. Não tenho dúvida que a consolidação com a pós-graduação será um passo que não vai demorar tanto”, frisou Custódio Almeida, destacando a importância da chegada da UFC em Itapajé, já que “Universidade não se desinstala, é para sempre”.

NOVAS OBRASDurante a solenidade, além da celebração, também foi assinada a autorização para início dos processos licitatórios das obras de construção da escadaria entre os blocos didáticos e da quadra poliesportiva. A escadaria coberta facilitará a interligação entre os blocos didáticos 1 e 2 do campus. Já com a quadra poliesportiva, os estudantes contarão com espaço adequado para prática de diversas modalidades esportivas, integração social e fortalecimento do senso de comunidade, que ajudam ainda na contenção da evasão.

O projeto da quadra inclui um equipamento coberto com piso de concreto, traves de futsal, cestas de basquete, rede de vôlei, rede de proteção para segurança, arquibancada e iluminação adequada.

"Imagem: participantes retiram a faixa que cobria a placa que dá nome à via de pavimentação do campus"

Depois da assinatura dos documentos, quem esteve presente se dirigiu até a entrada do campus para o descerramento da placa intitulada Boulevard Acadêmico, que corresponde à obra de pavimentação da via de acesso à unidade acadêmica. Em seguida, foi feita uma visita à rampa de acessibilidade, cuja construção foi fundamental para garantir a inclusão e a acessibilidade, facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência e promovendo um ambiente mais acessível e acolhedor.

Antes do evento, o reitor e o deputado Danilo Forte ainda visitaram as obras do teatro universitário. A previsão é que o equipamento seja concluído até o final deste ano.

Imagem: Fachada do campus de Itapajé. Ao lado, o superintendente de Infraestrutura da UFC, o reitor, o diretor do campus e o deputado federal Danilo Forte (da esquerda para a direita)

SOLENIDADE NA CÂMARA DOS VEREADORES –Ainda na terça-feira à noite, a Câmara Municipal de Itapajé preparou uma sessão solene em homenagem aos três anos de inauguração do campus, instalado oficialmente no dia 27 de agosto de 2021, e aos 70 anos da UFC, que serão completados no dia 16 de dezembro de 2024. Na ocasião, houve relatos sobre os 70 anos da UFC e os três anos do Campus Jardins de Anita.

O diretor e o vice-diretor da unidade acadêmica também receberam do presidente da Câmara placas de condecoração: uma em referência aos três anos do campus de Itapajé e outra relativa aos 70 anos da UFC.