UFC e Ministério da Educação alinham estratégias para eventos do G20 e Global Education Meeting em Fortaleza

A vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo, presidiu, nessa quarta-feira (4), uma reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC) para definir os preparativos finais da participação da Universidade em dois eventos de relevância internacional. O encontro teve como objetivo principal coordenar a presença da UFC na reunião ministerial do G20, que ocorrerá em Fortaleza de 29 a 31 de outubro de 2024, e que reunirá ministros da Educação dos países-membros do G20 e de outras nações convidadas. O evento será seguido pelo Global Education Meeting (GEM), programado para o período de 31 de outubro a 2 de novembro de 2024.

Imagem: Participantes da reunião em uma das varandas da Reitoria da UFC

A reunião, realizada na Reitoria da UFC, contou com a participação da gerente de projeto na Secretaria Executiva do MEC, Auriana Diniz, e da diretora de programa dessa mesma secretaria, Jussara de Luna Batista. Também estiveram presentes o coordenador de Internacionalização da UFC, Prof. Rodrigo Rêgo; o diretor do Instituto Confúcio no Ceará, Prof. Nonato Furtado; a orientadora do Escritório da Education USA da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC, Cristina Borges; e a servidora técnico-administrativa Vanderleia Souza.

Jussara Batista enfatizou a relevância da participação da UFC e dos estudantes nos eventos, destacando que eles terão a oportunidade de compartilhar e adquirir conhecimentos valiosos sobre educação e internacionalização. “O G20 passará pelo Ceará deixando um legado significativo, integrando as escolas e as universidades ao evento e assegurando que ele não fique restrito às quatro paredes das instituições, mas realmente deixe uma marca para o povo cearense”, afirmou. Ela ressaltou que, durante a semana dos eventos, o Ceará será “o centro global da educação”, recebendo aproximadamente 99 representações mundiais, incluindo ministros e chefes de Estado.

A vice-reitora Diana Azevedo comentou sobre os preparativos que foram discutidos, incluindo a confirmação da participação da UFC em ambos os eventos. “Estamos muito animados com a oportunidade de colaborar com o Governo Federal e o Ministério da Educação na recepção das delegações que virão para a reunião ministerial do G20”, disse. Diana também informou que 50 oficiais de ligação foram selecionados, entre estudantes e servidores técnico-administrativos com proficiência em várias línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, francês e chinês. “Esses oficiais irão desempenhar um papel crucial na comunicação e no assessoramento das comitivas estrangeiras durante os eventos”, resumiu.

Além disso, a vice-reitora destacou a importância dessas programações no contexto das comemorações pelos 70 anos da UFC, sublinhando a relevância da colaboração com o Governo Federal e a contribuição da Universidade para o sucesso dos eventos.

Imagem: Participantes em torno da mesa de reuniões

SOBRE O G20Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que visa discutir temas para fortalecer a economia global e promover o desenvolvimento socioeconômico. O G20 desempenha um papel fundamental na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em questões econômicas significativas.

O grupo é composto por 19 países e a União Europeia, incluindo: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Além desses membros, países e organizações internacionais convidados pelo anfitrião também participam das reuniões do G20.