UFC e SEBRAE assinam acordo de cooperação técnica voltado para empreendedorismo e inovação

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu, na tarde dessa terça-feira (10), no Gabinete da Reitoria, um grupo de dirigentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Ceará). Na reunião, conversou-se a respeito da parceria entre ambas as instituições, e, ao final, foi assinado um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover ações de empreendedorismo e inovação.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida e do superintendente do SEBRAE, Joaquim Cartaxo, segurando o termo de cooperação técnica assinado por ambos os dirigentes

De acordo com a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), Profª Conceição Oliveira, para este ano, a UFC e o SEBRAE estão desenvolvendo 13 ações em parceria, que incluem a inédita capacitação de alunos integrantes de empresas juniores. Além de mentoria e aceleração de startups, a docente também mencionou a necessidade de ampliação da oferta de disciplinas de empreendedorismo nas unidades acadêmicas da Universidade.

“O termo de cooperação técnica envolve atividades conjuntas visando o estímulo à inovação e ao empreendedorismo na UFC, com capacitações, consultorias e eventos. Enxergamos o SEBRAE como um grande parceiro, e se a gente começar a construir essa esteira de capacitação, podemos avançar a cada ano”, explicou a Profª Conceição.

O superintendente do SEBRAE Ceará, Joaquim Cartaxo, destacou que as universidades podem contribuir de maneira robusta com o ecossistema de inovação em âmbito local e regional. O gestor citou como exemplo o projeto desenvolvido pelo SEBRAE com o Governo do Estado para trazer noções de empreendedorismo a alunos do Ensino Médio de 132 escolas profissionalizantes.

“Quando alguém passa pela trilha de educação empreendedora, estimulamos as competências e habilidades da área, como a capacidade de resolver problemas e apresentar soluções. Queremos trazer para cá os temas de cultura empreendedora e de liderança”, pontuou Cartaxo.

Imagem: Foto posada dos participantes da reunião entre a UFC e o SEBRAE Ceará

O reitor Custódio Almeida relacionou o tema do empreendedorismo à curricularização da extensão, na qual 10% da carga horária de todos os cursos de graduação da UFC deve ser integralizada obrigatoriamente com atividades e ações de extensão. Com essa medida, classificada como revolucionária pelo reitor, os estudantes veem sentido nos cursos escolhidos e reduzem a evasão.

“Estamos fazendo uma reestruturação de inovação e empreendedorismo na UFC, ao juntar essas áreas de projetos e de inovação tecnológica em um único fluxo para dar celeridade. Empreendedorismo é a capacidade criativa para fazer alterações que beneficiam os serviços ou então criar um negócio novo. O servidor docente e técnico-administrativo pode ser empreendedor na sua própria atividade”, resumiu.

Custódio Almeida recebeu das mãos do superintendente um exemplar do livro Seja um líder transformador - transforme positivamente as organizações e a sociedade, lançado pelo SEBRAE no início deste mês e que deve ser apresentado durante a programação da Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), em outubro.

Também participaram da reunião o articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do SEBRAE Ceará, Herbart dos Santos Melo; e o assessor técnico Carlos Viana Freire Júnior.