Procurar no portal

Comemorações dos 70 anos da UFC destacam protagonismo feminino em Sobral e Itapajé

Como parte das celebrações pelos 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC), a vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, participou de dois importantes eventos que promoveram reflexões sobre o papel das mulheres na ciência e na academia. Nos dias 10 e 11 de setembro de 2024, as cidades de Sobral e Itapajé receberam a Caravana UFC 70 Anos. Nas duas ocasiões, a vice-reitora abordou a importância do protagonismo feminino.

Imagem: Professora Diana (ao centro) e as duas participantes da mesa redonda, sentadas em cadeiras no palco

SOBRALA mesa-redonda "Universidade e Ciência: Lugares de Mulher" foi realizada em 10 de setembro no Campus Mucambinho, em Sobral, e também fez parte das comemorações dos 18 anos do Campus. Com mesa composta pelas professoras Diana Azevedo; Rita Helena Gomes, vice-diretora do Campus de Sobral; e Adeline Stervinou, docente do curso de Música do mesmo Campus, o evento refletiu sobre a presença feminina nos espaços acadêmicos e científicos, destacando a contribuição das mulheres na construção de uma universidade mais inclusiva.

A professora Diana Azevedo enfatizou a importância de momentos como esse para fortalecer o compromisso da UFC com a equidade de gênero. Ela destacou a fala de Adeline Stervinou, que emocionou o público ao compartilhar sua trajetória como musicista e pesquisadora, agradecendo à UFC pelo apoio em sua carreira. Rita Helena Gomes, por sua vez, trouxe uma reflexão sobre “uma ciência e uma universidade femininas”, defendendo a introdução de posturas éticas e cuidadosas que valorizem tanto o sentimento quanto a razão.

Rita argumentou que uma ciência mais “feminina” seria aquela que acolhe e cuida, em oposição à abordagem tradicional de dominação. Ela mencionou exemplos de iniciativas na UFC que já seguem essa direção. Adeline Stervinou, docente da UFC desde 2014, emocionou o público ao contar sua trajetória acadêmica e profissional, mencionando o apoio da Universidade ao longo dos anos, com bolsas e auxílios que permitiram o avanço de seus projetos.

ITAPAJÉNo dia seguinte, 11 de setembro, a Caravana UFC 70 Anos foi até Itapajé, onde a programação do evento também destacou a valorização do papel das mulheres. A vice-reitora participou de uma série de atividades, entre elas a palestra “O protagonismo feminino na ciência”, abordando a invisibilidade das mulheres na história da tecnologia.

Imagem: Profª Diana Azevedo, em pé, no auditório do campus de Itapajé proferindo palestra 

Em sua fala, Diana relembrou figuras históricas como Ada Lovelace, conhecida por ter escrito o primeiro algoritmo de computador, e Hedy Lamarr, inventora de uma tecnologia que viria a ser o precursor do wi-fi. “É um momento de lançar luzes sobre essas figuras que, por muito tempo, foram ignoradas”, afirmou Diana, traçando paralelos com os vieses inconscientes que continuam a limitar a visão sobre o que é considerado “coisa de menina” e “coisa de menino”.

Além disso, a vice-reitora celebrou a aprovação recente de um projeto de lei que inclui conteúdos femininos no ensino fundamental e a instituição da Semana da Valorização das Mulheres que Fizeram História, iniciativas que visam combater os estereótipos de gênero desde cedo.

O evento em Itapajé também contou com a entrega de certificados do projeto Mulheres de Anita, voltado para a formação de mulheres em computação, proporcionando oportunidades de empoderamento e independência financeira. Diana destacou o impacto desse projeto na vida das participantes, afirmando que “iniciativas como essa são cruciais para transformar a realidade de muitas mulheres que enfrentam situações de violência ou falta de oportunidades”.

Fonte: Gabinete da Vice-Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300