UFC e DETRAN-CE planejam atuação conjunta na criação de soluções inovadoras para o departamento de trânsito
- Segunda, 16 Setembro 2024 13:56
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu, na manhã de segunda-feira (16), o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN-CE), Michel Mourão, para tratar da assinatura de protocolo de intenções entre as duas instituições. O objetivo é a articulação de projetos conjuntos entre DETRAN-CE e UFC que possam pensar soluções inovadoras para o departamento de trânsito.
A minuta do protocolo de intenções foi apresentada ao reitor durante a reunião. Também acompanharam o encontro o presidente da Fundação ASTEF, Tomaz Nunes Cavalcante; a assessora jurídica da mesma fundação, Sarah Teófilo; o professor do Centro de Tecnologia da UFC, Alexandre Araújo Bertini; e a assessora do superintendente do DETRAN, Glayceanne Lucena.
De acordo com o superintendente do DETRAN-CE, Michel Mourão, que assumiu o órgão em 2023, a parceria com a UFC pretende utilizar os conhecimentos científicos sobre assuntos diversos para modernizar a gestão do órgão, trazendo mais segurança, controle e capacidade de planejamento. “Esse tipo de parceria com a Universidade Federal do Ceará nos traz um grande aliado que é a ciência, a partir de pesquisas de dados comprováveis”, ressaltou.
Além disso, para a UFC, conforme o texto da minuta, a parceria possibilita que professores, alunos e pesquisadores apliquem seus conhecimentos em contextos reais, contribuindo para o avanço acadêmico e para a criação de soluções inovadoras em áreas como engenharia, tecnologia da informação, energias renováveis e administração pública.
Dentro do escopo de possíveis atuações da UFC no DETRAN, o superintendente destacou duas que serão, a princípio, prioritárias: saúde animal e obras. Entre as atribuições do departamento de trânsito está o recolhimento de animais que estão nas vias estaduais, que são enviados para uma fazenda, localizada em Santa Quitéria, e passam a ser cuidados pelo DETRAN. Além disso, segundo o superintendente, na sede da Maraponga, existe a problemática do abandono de cães e gatos.
SAÚDE ANIMAL – “A gente quer aprofundar mais ainda esse cuidado com o animal e quais as soluções, as formas de resolver problemáticas que, às vezes, vão surgindo”, destacou Michel Mourão. A UFC, além de ter criado na gestão atual a Secretaria de Meio Ambiente, também tem projetos de extensão como o Casulo – Saúde Única na UFC, que articula ações com o objetivo de amenizar a problemática de cães e gatos em situação de abandono nos campi da Universidade.
A contribuição do Casulo se dará por meio das Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS) com oficinas e atividades voltadas à proteção e ao bem-estar animal, manejo ético de populações de cães e gatos não domiciliados, na perspectiva da saúde única (nas dimensões animal, humana e ambiental). O reitor da UFC ressaltou ainda o interesse dos cursos de Agronomia e Zootecnia na temática.
OBRAS – O outro aspecto que o DETRAN pretende contar com o conhecimento da Universidade é em relação às obras e ao modo de executá-las da forma mais sustentável possível, incluindo a eficiência energética e as questões logísticas. De acordo com Custódio Almeida, a UFC tem instalado todo um parque de conhecimentos que pode contribuir na resolução dos problemas trazidos pelo departamento de trânsito, principalmente nas áreas de tecnologia, transporte, computacional, estradas e asfalto.
“Quando fazemos um tipo de acordo como esse, estamos dizendo que sempre que tiver algum tipo de problema e quiser uma solução que envolva pesquisa, que envolva ciência, chegue junto à Universidade para fazer a consulta às áreas correlatas. E a gente responde se tem possibilidade de criar projetos específicos para corresponder àquela demanda”, explicou o reitor.
A minuta apresentada pelo DETRAN-CE deve ser analisada juridicamente pela administração da Universidade. A previsão é que o acordo seja assinado ainda este ano.
Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.