Procurar no portal

Reitoria e pesquisadores reúnem-se com secretária do Turismo do Estado para tratar de projetos em comum no setor 

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, e a vice-reitora, Profª Diana Azevedo, receberam em visita institucional, na última semana, a secretária do Turismo do Estado do Ceará, Yrwana Albuquerque. 

Imagem: De pé, no gabinete do Reitor (da esq. para a dir.): Carla da Escóssia (PROCULT), Prof. Sandro Gouveia (PROCULT), Eulália Camurça (PROCULT),  secretária Yrwana Albuquerque, reitor Custódio Almeida, vice-reitora Diana Azevedo, Prof. Marcelo Soares (LABOMAR) e Prof. Rodrigo Maggioni (LABOMAR).

Os dirigentes foram acompanhados na agenda por parte da equipe da Pró-Reitoria de Cultura – Prof. Sandro Gouveia (pró-reitor), Carla da Escóssia (servidora técnica) e Eulália Camurça (coordenadora de Projetos e Relações Interinstitucionais) - e pelos docentes Marcelo Soares e Rodrigo Maggioni, ambos do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR).

O encontro teve como foco a articulação para projetos que aproximam a UFC e a Secretaria do Turismo (SETUR), a exemplo da Estação Científica em Jericoacoara, que possui potencial de parcerias com o recente Distrito Estadual Turístico implantado na região. Também foram abordadas a criação do bacharelado em Turismo Sustentável no LABOMAR, que futuramente integrará o Campus Iracema da UFC, e a possibilidade de abrir uma turma dessa graduação em Jijoca de Jericoacoara.

De acordo com a secretária Yrwana Albuquerque, o turismo cearense é carente de qualificação profissional em todos os níveis de formação. Segundo ela, uma graduação voltada para a área e uma unidade científica em um destino turístico internacional, como no caso de Jericoacoara, abrem um horizonte de oportunidades. “Abre espaço não só para graduação, mas para a oferta de cursos livres, profissionalizantes. O gargalo local está muito mais no campo da qualificação que na oferta de postos de trabalho. A gente sente isso nos serviços, na hotelaria, na comunicação em outros idiomas”, pontuou.

Imagem: A secretária Yrwana Albuquerque e a vice-reitora Diana Azevedo seguram juntas um exemplar do livro Aves de Arribação, de Antônio Sales.

A PROCULT fez, na ocasião, uma apresentação sobre as principais iniciativas e equipamentos culturais da Universidade sob sua gerência, com destaque para o projeto estruturante do Corredor Cultural Criativo Benfica-Praia de Iracema. O Prof. Sandro Gouveia propôs ainda à secretária a integração do Ciclo Natalino da UFC (com os tradicionais Auto de Natal e apresentações de reisado) e da programação dos 70 anos com o calendário oficial da SETUR.

O reitor Custódio Almeida qualificou o encontro como “muito rico” e disse estar avançando internamento com a proposta de criar um selo de sustentabilidade chancelado pela UFC para projetos e empresas que desejarem se instalar na região do Parque Nacional de Jericoacoara. “Ficamos felizes de ver que a Estação Científica e outras inciativas culturais não somente estarão alinhadas com a política da SETUR, como também têm todas as condições para influenciar nos resultados da economia do nosso Estado”, avaliou.

Outras pautas tratadas foram economia do mar, turismo de negócios e fomento ao turismo dentro da própria região Nordeste. Ao final, a secretária Yrwana Albuquerque foi presenteada com um exemplar do livro Aves de Arribação, de Antônio Sales, relançado em fevereiro deste ano pela Editora da UFC.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300