UFC integra Comitê Social para o Fortalecimento da Segurança Pública no Ceará
- Sexta, 04 Outubro 2024 12:08
A Universidade Federal do Ceará (UFC) está fazendo parte do Comitê Social para o Fortalecimento da Segurança Pública no Ceará, destacando sua atuação na busca por soluções intersetoriais no combate à violência. A vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, participou da segunda reunião do comitê, realizada no Palácio da Abolição, no dia 1º de outubro.
O Comitê, que reúne representantes de diversas instituições, como universidades, tribunais, secretarias estaduais e órgãos dos três poderes, tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento à violência por meio de parcerias interinstitucionais. A vice-reitora ressaltou a importância do papel da Universidade nesse processo, afirmando que “a Universidade tem muito a contribuir na formação de um novo horizonte de vida, colaborando na redução da desigualdade e que o Comitê tem por objetivo criar sinergias entre esses órgãos para potencializar ações de prevenção e enfrentamento à violência”.
Na ocasião, o governador Elmano de Freitas destacou o caráter transversal das políticas públicas de segurança, que precisam envolver tanto os órgãos de Estado quanto a sociedade civil. “Nós precisamos construir uma política social que também dialogue com a segurança pública”, afirmou. Elmano enfatizou a necessidade de reflexão conjunta e parcerias para alcançar melhores resultados nos territórios mais vulneráveis.
Durante a reunião, foram apresentadas ações em andamento pelo Tribunal de Justiça do Ceará, Ministério Público do Estado e secretarias estaduais. A próxima reunião, prevista para o início de novembro, será o momento em que a UFC apresentará suas propostas de ações alinhadas aos objetivos do comitê, reforçando sua contribuição para a prevenção da criminalidade.
VIRANDO O JOGO – Além disso, no encontro também foi anunciada a expansão do programa estadual Virando o Jogo, do qual a UFC também participa e que visa apoiar jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo capacitação profissional e promovendo a reintegração à educação básica.
A ação vai oferecer dez mil vagas para jovens de 15 a 22 anos que estão fora da escola ou sem trabalho. A iniciativa, coordenada pelo Programa PReVio, disponibiliza cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas, visando a inserção dos beneficiados no mercado de trabalho, reintegração escolar e fortalecimento de vínculos familiares. O projeto beneficia jovens em situação de vulnerabilidade, com baixa renda ou em cumprimento de medidas socioeducativas.
Fonte: Vice-Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.