Procurar no portal

UFC e SEPA discutem parcerias para políticas de meio ambiente, bem-estar e proteção animal

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, reuniu-se, na tarde de quinta-feira (3), no Gabinete da Reitoria, com o titular da Secretaria da Proteção Animal (SEPA) do Governo do Ceará, David Rattacaso. Durante o encontro, os gestores conversaram a respeito de políticas públicas envolvendo meio ambiente e bem-estar animal, além da futura criação do Programa Cientista-Chefe de Proteção Animal em uma parceria entre a UFC e a SEPA, cuja proposta se encontra atualmente em fase de análise na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida, do secretário da Proteção Animal, David Rattacaso, no Gabinete da Reitoria da UFC

O secretário David Rattacaso comentou sobre o trabalho desenvolvido até o momento pela SEPA, constituída em julho do ano passado pelo Governo do Estado, com mais de 30 mil procedimentos veterinários realizados gratuitamente em 64 municípios cearenses, entre consultas, vacinações e cirurgias de castração. “Nossa intenção é seguir à risca o Projeto Cientista-Chefe em um diálogo entre a universidade e a gestão pública para elencar os principais problemas da pasta e desenvolver políticas públicas da melhor maneira”, afirmou.

A secretária de Meio Ambiente da UFC, Profª Aliny Abreu, destacou a interlocução existente com a SEPA no Observatório da Causa Animal do Ceará e no apoio concedido a coletivos de protetores que atendem animais, como cães e gatos, em situação de abandono em campi universitários e outros espaços públicos. Ela também indicou a importância da formalização legal desses coletivos por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e que está em estudo a criação de uma empresa júnior dentro da Secretaria de Meio Ambiente da UFC para articular iniciativas de bem-estar animal na Instituição e conseguir patrocínios e doações com a iniciativa privada.

“Um objetivo dessa reunião é consolidar ainda mais essa parceria, e na Secretaria de Meio Ambiente buscamos apoiar os coletivos da causa animal e precisamos muito fazer ações periódicas, como um calendário de vacinação”, exemplificou.

O reitor Custódio Almeida pontuou que a UFC possui “um grande potencial de colaboração interdisciplinar” nesse segmento, compartilhando os planos da administração superior de, em breve, implementar um novo curso de Medicina Veterinária em Fortaleza. “Espero ainda na minha gestão conseguir abrir o curso de Veterinária, voltado para o cuidado com os animais e dentro de uma configuração que alguns anos atrás não era possível de um curso bem integrado à área de saúde”, declarou.

Também participaram da reunião o coordenador de Planejamento e Orçamento da SEPA, Paulo Barbosa; o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da UFC, Prof. Lamartine Oliveira; e a Profª Débora Façanha, docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300