Reitoria e dirigentes da Secretaria de Esportes da UFC traçam diretrizes para atuação de nova unidade
- Sexta, 04 Outubro 2024 15:39
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, realizou, na última quarta-feira (2), reunião para marcar o início das atividades da Secretaria de Esportes da UFC (SESPUFC) com os gestores da nova unidade administrativa. Além do dirigente máximo, participaram do encontro o secretário de Esportes da UFC, Prof. Antônio Barroso Lima, o secretário-adjunto Wildner Lins e o coordenador-adjunto de Legislação do Gabinete da Reitoria, Prof. Rafael Vieira.
O órgão suplementar vinculado à Reitoria, cuja criação foi aprovada por aclamação na sessão ordinária do Conselho Universitário (CONSUNI) do dia 23 de setembro, será sediado na Quadra do CEU, localizada na área II do Centro de Humanidades. Na reunião dessa quarta, foi sistematizada a estrutura organizacional da SESPUFC, com importantes alinhamentos sobre a gerência das principais atividades e dos equipamentos desportivos da Universidade. A implementação da política desportiva da UFC será estruturada por meio de quatro eixos/coordenadorias: Desporto Estudantil; Paradesporto Universitário; Desporto Comunitário e Inclusão Social; e Desporto de Aventura e Lazer.
Entre os objetivos da SESPUFC, estão o desenvolvimento do esporte universitário de base e de alto rendimento; a realização de estudos e pesquisas com vistas ao desenvolvimento do esporte como fator de reintegração social; e o planejamento, a coordenação e a avaliação de ações voltadas à proteção, ao resgate e ao incentivo do esporte universitário e de identidade cultural, bem como para a assistência estudantil.
Segundo o Prof. Antônio Lima, a secretaria será responsável pela aglutinação das atividades desportivas e de suporte às ações didáticas de desporto universitário, tendo como foco a saúde – seja ela estudantil ou de servidores docentes e técnico-administrativos, aposentados e da comunidade que interage com todos os campi da UFC.
“Foi um grande passo que a UFC deu, por se tratar de algo que apenas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já possuía no Brasil. Ao visualizar o esporte como algo importante para o desenvolvimento, não só damos sustentação à saúde no meio universitário como reforçamos e fomentamos as práticas esportivas. As coordenadorias que visualizamos abrangem todos os setores de esporte na Universidade”, antecipou o secretário.
Além dos benefícios já conhecidos do estímulo à prática de atividade física orientada, também se esperam efeitos na Universidade como maior rendimento de atletas e redução da evasão estudantil. “Essas atividades e equipamentos fazem com que os estudantes se sintam integrados, queiram estar presentes”, defendeu Lima.
Para o reitor Custódio Almeida, com a elaboração das diretrizes, agora a Secretaria de Esportes “passa a existir de fato”. Definido seu desenho interno, o próximo encaminhamento será fazê-la existir “de direito”, por meio da criação como unidade organizacional no Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (SIORG) e no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), além do processo de nomeação dos gestores das coordenadorias internas. “Prestes a completar os seus 70 anos, a Universidade estabelece o último grande marco de estruturação administrativa que precisávamos fazer na gestão. Era uma promessa de campanha muito importante, que vai impactar de maneira decisiva a permanência e o acolhimento de nossos estudantes”, explica o Prof. Custódio Almeida.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.