UFC e EMBRAPA tratam de renovação de convênio e novas parcerias para pesquisa e inovação

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu em reunião, na tarde de terça-feira (8), o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra. Na ocasião, foram discutidos tópicos para renovação do acordo de cooperação geral mantido entre a UFC e a empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e da Pecuária com unidade instalada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Também se tratou de possibilidades de incremento de parcerias para pesquisa e inovação. Houve ainda consenso para que a proposta de ampliar o prazo de duração do acordo de 5 para 10 anos seja analisada pelo setor jurídico da EMBRAPA e pela Procuradoria Federal junto à UFC, instância da Advocacia-Geral da União (AGU).

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida ladeado pelo dirigente da EMBRAPA

Segundo o chefe-geral da EMBRAPA – Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, o relacionamento entre a empresa e a UFC é um exemplo bem-sucedido de parcerias institucionais e de produtividade científica em campos como Ciências Agrárias, Tecnologia, Química e Biologia. O dirigente apresentou a ideia de compartilhamento de dados e de laboratórios multiusuários entre ambas as partes em projetos que podem gerar novas patentes e processos de transferências tecnológicas. “Cerca de 7% de toda a produção científica da UFC tem o nome da EMBRAPA junto, o que é muito relevante, até porque a principal quantidade de alunos [de graduação e de pós-graduação] vem da Universidade, por causa da proximidade de estarmos dentro da própria UFC”, afirmou.

Ao ser convidado para fazer uma visita, a ser agendada em breve, às instalações físicas da EMBRAPA, o reitor Custódio Almeida salientou aspectos qualitativos da colaboração interinstitucional, no contexto do Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade e da atuação em rede do ecossistema de inovação local e regional. “O potencial científico da EMBRAPA é tão grande em áreas como Ciências Agrárias e Biologia que nós podemos cooperar mais diante desse potencial”, avaliou.

Participaram da reunião o chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Monteiro; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração da UFC, Adênia Guimarães; o coordenador de Contratos e Convênios da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Augusto Macedo; e o coordenador-adjunto de Legislação do Gabinete da Reitoria, Prof. Rafael Vieira de Alencar.