Nota da Reitoria: UFC homenageia as professoras e os professores por seu papel imprescindível na construção de uma sociedade digna e justa

Imagem: Foto de vista lateral da Reitoria mostra os jardins e o brasão da UFC no andar superior; acima um céu azul com poucas nuvens e à frente, uma árvore. (Foto: Júnior Panela/ UFC Informa)

Nesta data de homenagens, a Universidade Federal do Ceará (UFC) celebra e agradece o trabalho incansável daqueles(as) que, diariamente, desempenham função essencial na construção de uma sociedade igualitária e comprometida com o coletivo. A dedicação de docentes a campos como ensino, pesquisa, inovação, extensão, internacionalização e assistência estudantil ajuda a missão da UFC a ultrapassar fronteiras, oferecendo à comunidade acadêmica e à população conhecimento, espírito crítico, senso inovador e compromisso social.

No ano de 2024, em especial, a greve nacional das categorias docente e técnico-administrativa em educação nos trouxe uma importante reflexão: os direitos dos(as) trabalhadores(as), que tanto custam a ser conquistados, não são permanentes. A luta por reestruturação de carreira, recomposição salarial e melhorias nas condições de trabalho não pode ser negligenciada, pois as conjunturas social e política nos lembram da vulnerabilidade a que a educação está submetida. Manter a vigilância e exigir investimentos contínuos e adequados no setor é um imperativo, especialmente em um campo tão estratégico e alvo de ataques sistemáticos quanto o educacional.

É preciso reconhecer que, como atividade-fim, a docência alimenta o coração pulsante das universidades. Na UFC, ela carrega ainda a nobre missão de promover uma educação pública, gratuita e de qualidade, em um País que tanto necessita de profissionais bem formados e comprometidos e de cidadãos engajados na superação das desigualdades.

O reconhecimento e a valorização do trabalho docente vão além de salários justos e condições de trabalho adequadas. O que está em jogo é o respeito àqueles(as) que se dedicam à formação de novas gerações. Por isso, urge que professoras e professores sejam reconhecidos em todas as suas dimensões e contribuições, especialmente enquanto agentes de mudança e emancipação social.

A atual gestão da UFC é publicamente comprometida com a promoção de uma ambiência de cuidado, diversidade, inclusão e respeito. Não é segredo o quão competente é nosso quadro docente; incentivamos, pois, que professoras e professores não sejam apenas vistos como números de produtividade, uma lógica que infelizmente tem permeado a educação em diversas partes do mundo. Na Universidade, valorizamos o ser humano em sua integralidade, criando um espaço onde o intercâmbio de ideias e a visão de conjunto fortalecem o desenvolvimento acadêmico e pessoal de todas e todos.

A Reitoria da UFC segue ao lado dos (as) docentes, assim como dos(as) colegas técnico-administrativos(as), por melhores condições de trabalho e pela defesa de uma educação pública de qualidade. “Há escolas que são gaiolas, e há escolas que são asas”, disse o escritor Rubem Alves em Sobre o tempo e a eternidade (1995). Que as professoras e os professores da Universidade Federal do Ceará sejam sempre capazes de munir seus alunos de asas e sonhos. E que, juntos, possamos avançar na construção de uma Universidade ainda mais viva, democrática, inclusiva e transformadora.

Feliz Dia do(a) Professor(a)!

Prof. Custódio Luís Silva de Almeida

Profª Diana Cristina Silva de Azevedo