Reitor e artista plástico Francisco Ivo tratam de demandas da cultura e propostas para exposições

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu, na tarde de terça-feira (15), no Gabinete da Reitoria, o artista plástico Francisco Ivo. Na reunião, ambos dialogaram sobre propostas de novas exposições artísticas para ocupar a programação de equipamentos culturais da Instituição, como o Museu de Arte da UFC (MAUC) e outros espaços.

Imagem: Foto posada do artista Francisco Ivo vestido com um paletó azul marinho e o reitor Custódio Almeida de blusa branca e quadriculada de mangas comprida segurando um quadros

No início do encontro, o reitor foi presenteado com um exemplar da biografia escrita por Rosemberg Cariry sobre a vida e a obra do escritor cearense Cláudio Aguiar, radicado em Recife (PE), além de um quadro autoral que retrata a própria Reitoria da UFC. Ivo comentou que a pintura integra a produção de uma série de óleo sobre tela com prédios e casarios históricos de Fortaleza do século XX, como o Ideal Clube, o Palacete Jeremias Arruda e a Catedral da cidade.

O artista plástico rememorou a infância vivida em meados dos anos 1960, quando, após as aulas no antigo Colégio Capistrano de Abreu, na Gentilândia, ainda como estudante visitava o MAUC nos primeiros anos de funcionamento da Universidade. “Minhas primeiras referências de arte foram a Fonte dos Cavalinhos [que na época ficava no cruzamento das avenidas 13 de Maio e da Universidade] e o MAUC”, compartilhou.

O reitor Custódio Almeida agradeceu pelos presentes e pela visita e concordou com a possibilidade de receber em breve a exposição sobre a Comissão Científica de Exploração no Ceará 1859-1861, com trabalhos do botânico Freire Alemão, do pintor José dos Reis Carvalho, do escritor Gonçalves Dias e releituras de Francisco Ivo.

No contexto das celebrações dos 70 anos da UFC, o Prof. Custódio destacou que a primeira exposição este ano a ser abrigada na Reitoria terá como tema a história do movimento estudantil. “Estamos terminando as obras no térreo da Reitoria e podemos pensar em fazer exposições com artistas cearenses”, afirmou.