UFC e Procuradoria Especial da Mulher da ALECE estabelecem diálogo para termo de cooperação técnica voltado à proteção feminina
- Quinta, 17 Outubro 2024 09:41
No dia último dia 15 de outubro, a vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo, realizou uma visita à Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). Recebida pela deputada estadual Lia Gomes, titular da Procuradoria, e sua equipe, a visita teve como objetivo discutir parcerias e iniciativas que visem fortalecer a proteção e os direitos das mulheres no estado. A reunião foi articulada pelo Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, cuja presidente, Janaína Fernandes, também esteve presente.
Na ocasião, foram apresentadas as instalações da Procuradoria e também o Observatório da Mulher Cearense (OMCE), iniciativa que tem como objetivo monitorar e compartilhar dados relevantes sobre a vida das mulheres cearenses. A deputada Lia Gomes destacou a importância de unir esforços com a UFC. “A gente está sempre buscando essas parcerias com a Universidade, porque a gente tem muita dificuldade de orientar as nossas políticas públicas a partir do que a gente às vezes chama até de apagão de dados”, afirmou.
A vice-reitora ressaltou que a colaboração da UFC será fundamental para alimentar o Observatório da Mulher, pois “permitirá dar maior visibilidade aos trabalhos acadêmicos que vêm sendo realizados em diferentes programas, diferentes departamentos, diferentes laboratórios a respeito das mulheres e da violência de gênero”. Ela também mencionou que essa parceria abre perspectivas para a reativação do convênio que permite que estudantes da UFC estagiem na Assembleia Legislativa.
PARCERIA E TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - Como resultado da reunião, foi acordado o desenvolvimento de um termo de cooperação técnica entre a UFC e a Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, visando não apenas a colaboração com o Observatório, mas também a reativação de um convênio que possibilite que estudantes da UFC realizem estágios em diversas áreas dentro da ALECE.
Janaína Fernandes, presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, enfatizou a importância dessa união. “O nosso propósito é unir o que a Universidade oferece na questão de fortalecer o repositório do Observatório da Mulher”, disse. Ela acrescentou que essa parceria servirá para “proporcionar à sociedade dados que sejam utilizados para o fortalecimento das políticas públicas”.
OBSERVATÓRIO DA MULHER CEARENSE - O Observatório da Mulher Cearense é uma ferramenta pensada para monitorar e analisar dados relacionados à situação das mulheres no estado. Seu propósito é contribuir para a promoção da equidade de gênero, concentrando informações sobre violências contra as mulheres e atuando como um canal de denúncia e atendimento.
Com a colaboração da UFC, espera-se que o OMCE amplie sua capacidade de pesquisa e análise, gerando informações que servirão como base para políticas públicas mais eficazes e realistas.
Também estiveram presentes na reunião: Vilenilza Matos (secretária-executiva do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher), Narjara Pires (Coordenadoria de Articulação Política Institucional da UFC), Luzimar Araújo (diretora da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão da UFC) e Érica Praciano, Bárbara Oliveira e Alana Máximo (Procuradoria Especial da Mulher).
Fonte: Gabinete da Vice-Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.