Nota da Reitoria: serviço público une professores(as) e técnicos(as) na construção de uma Universidade viva e orgulhosa de seu papel
- Segunda, 28 Outubro 2024 08:47
O Dia do Servidor Público é momento mais que oportuno para refletir sobre a importância de servir à “coisa pública” no contexto republicano. As palavras magister (do latim, significa “mestre” ou “referência”) e téchne (do grego, significa “técnica ou habilidade”) já indicam a complexidade e a nobreza das funções exercidas pelas servidoras e servidores públicos da educação.
Na Universidade Federal do Ceará (UFC), esse compromisso é levado à prática tanto pelos(as) docentes quanto pelos(as) técnico-administrativos(as), que comprovam sua expertise por mérito, uma vez que passam por rigorosos processos de concurso público, e em suas ações cotidianas. São, inegavelmente, a espinha dorsal que sustenta a Universidade e a conecta com a sociedade à qual ela serve e deve sua existência.
Servidoras e servidores públicos estão presentes em todos os âmbitos da administração pública — municipal, estadual e federal —, ocupando funções diversas, desde as mais operacionais até as de alto escalão. Na UFC, esse papel é exercido por quem está em salas de aula, laboratórios, bibliotecas, unidades de saúde, equipamentos culturais, unidades acadêmicas, escritórios administrativos e nos demais espaços que fazem a Instituição funcionar. Cada uma dessas atribuições é essencial para o bom desempenho da máquina pública e para que as demandas da sociedade sejam atendidas com eficiência e qualidade. É o trabalho das servidoras e dos servidores que torna possível a execução de políticas públicas em educação, saúde, infraestrutura e tantas outras áreas fundamentais.
Neste ano de 2024, também jogamos luz às lutas recentes. A greve nacional das categorias docente e técnico-administrativa em educação evidenciou as dificuldades enfrentadas por trabalhadoras e trabalhadores, que são fundamentais para o desenvolvimento do País, mas que ainda batalham por melhores condições de trabalho, reestruturação de carreira e recomposição salarial. A UFC segue parceira de seus(suas) servidores(as) e confia que os acordos firmados serão cumpridos, promovendo a tão merecida valorização dessas categorias basilares para a promoção de uma sociedade justa e igualitária.
Para consolidar ainda mais essa relação, a UFC, por meio de sua Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), tem promovido o projeto Conexão – Mês do Servidor. Durante os meses de outubro e novembro, todos os campi vêm recebendo atividades e programações que visam acolher, conectar e fortalecer o vínculo entre a Universidade e seus(suas) servidores(as). São iniciativas que valorizam quem constrói a UFC no dia a dia, reforçando a importância de uma ambiência de trabalho saudável e motivadora.
Uma Universidade forte é feita de pessoas. São elas que, com seu conhecimento, dedicação e espírito público, dão vida e tornam nossa Instituição cada vez mais viva e democrática. Orgulho de fazer parte da UFC é algo que transparece no olhar de nossos(as) profissionais. No entanto, esse orgulho deve ser sustentado por condições dignas de trabalho, reconhecimento e qualidade de vida. Não basta que sejam pessoas capacitadas; é preciso que sejam vistas e acolhidas em sua totalidade.
Assim, a atual administração da UFC destaca seu compromisso com a construção de uma Universidade que seja, antes de tudo, um lugar de pessoas felizes em seu trabalho. Essa é uma das causas pelas quais lutamos: um lócus democrático, pulsante e onde todos os seus integrantes queiram estar, fazendo sua parte com amor e garantia de direitos. Que continuemos a servir alegremente, nas pequenas e nas grandes missões – todas elas importantes.
Prof. Custódio Luís Silva de Almeida
Reitor
Profa. Diana Cristina Silva de Azevedo
Vice-reitora