Reitor visita horto de plantas medicinais e acompanha preparação para evento que celebrará os 100 anos do Prof. Francisco José de Abreu Matos
- Terça, 29 Outubro 2024 18:51
O Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos, localizado no Campus do Pici, recebeu a visita do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida, na última sexta-feira (25). Além de conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos pelo espaço, o reitor acompanhou a preparação para o XXVII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil e o III Simpósio Farmácias Vivas do Brasil, que celebrarão o centenário do Prof. Francisco José de Abreu Matos.
O horto, ligado administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFC), é um espaço de 7 mil metros quadrados dedicado ao cultivo de plantas medicinais, com certificação botânica. Ao todo, o local possui 139 espécies, a maioria com eficácia e segurança terapêutica, conforme a coordenadora do horto, Profª Mary Anne Medeiros Bandeira.
Durante a visita, o Prof. Custódio conheceu as atividades de pesquisa, extensão e ensino do horto. Entre os destaques estão as ações do programa Farmácias Vivas, que presta assistência à comunidade ensinando o uso correto das plantas medicinais, e as visitas das escolas de ensino fundamental e médio, com a intenção de os estudantes conhecerem o valor da ciência por meio do reconhecimento botânico.
“Deu para ver a grande importância que é esse trabalho. Eles cultivam lá 139 plantas medicinais, e esse cultivo é totalmente aberto ao público. Ou seja, o interesse do horto é que todo mundo aprenda a cultivar e saiba como usar e qual o objetivo do uso. Então, é um lugar de encontro da UFC com as comunidades, principalmente aquelas que se interessam e fazem uso de plantas medicinais”, ressaltou o reitor.
A visita também fez parte da preparação para os eventos internacionais que ocorrerão entre os dias 26 e 29 de novembro de 2024 em Fortaleza, CE, e comemorarão o centenário do Prof. Francisco José de Abreu Matos, que dá nome ao horto e foi o criador do Farmácias Vivas. O reitor informou que a Editora UFC reeditará o livro Farmácias vivas, principal publicação de Abreu Matos, para ser entregue no simpósio.
Também haverá visitas ao horto durante o evento. Conforme a Profª Mary Anne, além de todo o espaço com cultivo de plantas medicinais, o local também conta com o acervo científico do Prof. Francisco José de Abreu Matos, com livros, troféus, quadros e fotos. O simpósio contará também com mais uma edição do prêmio que leva o nome do professor e tem como objetivo homenagear os melhores trabalhos científicos sobre plantas medicinais do Brasil, desenvolvidos por jovens pesquisadores.
FRANCISCO JOSÉ DE ABREU MATOS – O Prof. Francisco José de Abreu Matos era farmacêutico-químico, formado pela Faculdade de Farmácia do Ceará em 1945. Foi um dos fundadores da UFC. Filho, neto e bisneto de farmacêuticos, era doutor em Farmacognosia, livre-docente e professor emérito. Aposentou-se, em 1980, depois de 37 anos de serviço prestado à Universidade, mas seguiu trabalhando no horto com o programa Farmácias Vivas.
VISITAS – O horto é um espaço aberto ao público. Quem tiver interesse em visitar pode entrar em contato por meio do telefone (85) 3366.9984. Agendamentos de visitas guiadas para escolas, grupos e comunidades podem ser combinadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.