Reitoras e vice-reitoras compartilham desafios enfrentados por mulheres em posições de poder durante reunião da ANDIFES em Fortaleza
- Quinta, 07 Novembro 2024 14:13
Nos dias 30 e 31 de outubro, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi palco da 175ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Reitores e reitoras de universidades federais de todo o país, junto a representantes dos ministérios da Educação, Cultura e Meio Ambiente e Mudança do Clima, participaram do encontro para discutir estratégias de integração voltadas para a prevenção de desastres ambientais, uma pauta urgente e essencial no cenário atual.
Além das discussões e deliberações, o evento proporcionou um momento singular de confraternização e troca de experiências entre mulheres que lideram as universidades brasileiras. Na sexta-feira, 1º de novembro, a vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, aproveitou a ocasião para convidar as reitoras e vice-reitoras presentes em Fortaleza para um almoço especial. O encontro teve como objetivo principal estreitar os laços entre essas gestoras e criar um ambiente propício para o compartilhamento de vivências e desafios enfrentados por mulheres em posições de poder e decisão.
“A importância desse momento foi, em primeiro lugar, nos conhecermos em um ambiente informal, além das reuniões da ANDIFES e dos grupos de WhatsApp”, destacou a professora Diana. “Em segundo lugar, foi uma oportunidade para compartilharmos as dores e as delícias de mulheres que estão em cargos de poder e decisão. Um momento para aquelas que estão no meio ou no fim do seu mandato passarem suas experiências para as que estão começando.”
A professora Márcia Barbosa, reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ressaltou a importância da diversidade para o fortalecimento da ANDIFES e das próprias instituições de ensino. Segundo ela, a reunião de diferentes perfis, gêneros e histórias de vida amplia o potencial de inovação e a eficiência nas universidades: “Quando trazemos pessoas diferentes, homens, mulheres, brancos, negros, pessoas de todos os olhares, trabalhamos uma outra maneira de ver o mundo e de construir”, disse.
Para Márcia, o almoço foi mais que uma confraternização, representou um momento de conexão entre mulheres com trajetórias distintas, porém com desafios em comum. “Esses olhares, que vêm de histórias de vida e de partes tão diversas do país, têm um poder enorme. Esse grupo pode trazer coragem e novos projetos para a ANDIFES, coragem que só mulheres que enfrentaram enormes desafios para chegar ao poder podem compartilhar”, ressaltou.
A reunião promovida pela UFC reafirma a importância de espaços que fortalecem o papel das mulheres na liderança das universidades, promovendo uma sinergia capaz de impulsionar novas perspectivas e soluções inovadoras para as instituições federais de ensino superior do Brasil.
Estiveram presentes no encontro as professoras Lucélia Cavalcante, vice-reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Ana Beatriz de Oliveira, reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Sônia Lopes, vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Lúcia Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Cláudia Marliére, reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Márcia Barbosa, reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Cláudia Carioca, vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); e Diana Azevedo, vice-reitora da UFC.
Fonte: Vice-Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.