Universidade recebe homenagem da Federação das Indústrias do Estado do Ceará por ocasião de seus 70 anos
- Sexta, 20 Dezembro 2024 15:12
Uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi recebida, na manhã de quarta-feira (18), pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, no Gabinete da Reitoria. Na ocasião, a UFC foi homenageada pela diretoria da entidade industrial, em virtude de seu Jubileu de Platina (70 anos), e recebeu placa comemorativa.
Ao abrir a homenagem, o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, destacou o pioneirismo da Universidade e sua importância na preparação de pessoas para desenvolver o Ceará e liderar as principais transformações sociais que marcaram sua trajetória. “São 70 anos formando gerações de talentos, forjando líderes, promovendo a ciência e iluminando caminhos. Cada sala de aula, cada laboratório, cada pesquisa e cada estudante representa um tijolo no sólido edifício do desenvolvimento cearense e brasileiro. A UFC mudou o rumo de nossa sociedade ao democratizar o acesso ao saber”, ponderou o representante industrial.
Cavalcante também destacou que o parque industrial cearense possui presença maciça de engenheiros e outros profissionais cuja alma mater é a UFC e que a Universidade e a FIEC (que completa 75 anos em 2025) são duas instituições praticamente contemporâneas, com longo histórico de colaboração. “Sempre digo que precisamos continuar a andar de mãos dadas. O Ceará está passando por várias transformações, sejam energéticas, sejam digitais, e somos gratos por ter uma Universidade que permite às pessoas transformar suas vidas por meio do conhecimento”, finalizou.
O Prof. Custódio Almeida afirmou que 2024 foi um ano de fazer a UFC brilhar mais do que costuma fazer e foi perceptível que a sociedade cearense voltou a olhar com muito carinho para a Instituição. “Os aeroportos, estradas, açudes e barragens, os hospitais e equipamentos de saúde, as escolas e universidades do Ceará têm esse DNA dos mais de 125 mil alunos formados pela UFC. Temos pesquisadores no seleto grupo de 2% mais influentes do planeta. Fico feliz por estar neste momento dos 70 anos, estar aqui há 40 e nem de longe conhecer todo o potencial da Universidade”, reconheceu.
Diante disso, o reitor fez menção à importância de estabelecer uma ponte entre as necessidades empresariais e industriais e as respostas e soluções que a Universidade pode fornecer. “Receber a diretoria da FIEC em peso, nos 70 anos da UFC, é reafirmar um compromisso de parceria com a vida social e com a melhoria das condições de vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam. Esse reconhecimento reforça que nossas portas estão abertas”, pontuou o dirigente.
Além do reitor, representou a UFC no encontro o pró-reitor-adjunto de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, Prof. Barros Neto. Por parte da FIEC, compareceram o primeiro-vice-presidente da Federação, Carlos Prado; os vice-presidentes André Montenegro e Roseane Medeiros; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o diretor financeiro e o diretor financeiro adjunto da Federação, Edgar Gadelha e Carlos Rubens Alencar; o diretor financeiro adjunto Carlos Rubens Alencar; o diretor de Comércio Exterior, Marcos Soares; o conselheiro fiscal da FIEC e presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Fibras Vegetais de Algodão (SINDIALGODÃO), Marcos Montenegro; o consultor de Energia da Federação, Jurandir Picanço; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará (SENAI/CE) e superintendente do Serviço Social da Indústria no Ceará (SESI/CE), Paulo André Holanda; e o conselheiro do SENAI/CE Dinalvo Diniz.
Fonte: Gabinete da Reitoria – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.