Reitor recebe comitiva do TRE-CE para estreitar laços e renovar acordo de cooperação entre UFC e Tribunal
- Sexta, 27 Dezembro 2024 11:46
Uma comitiva de gestores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foi recebida, nessa quinta-feira (26), pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida. O encontro teve como objetivo a discussão de ações estratégicas de colaboração e um reforço da parceria já existente entre o órgão do Poder Judiciário e a UFC, além da atualização do termo de cooperação vigente para englobar novas iniciativas.
Dentre os temas abordados, tiveram destaque projetos de inovação tecnológica, prospecção de soluções do ponto de vista acadêmico para as demandas da Justiça Eleitoral, estágios e formação profissional.
Tiago Dias, juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, afirmou que uma relação mais próxima com a UFC era uma “lacuna” sentida pelo Tribunal, que já conta com colaborações em curso com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Ele mencionou uma parceria que já vem sendo cultivada com o Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA-UFC), mas que comporta expansão para outras searas.
O juiz aproveitou para apresentar ao reitor planos já avançados de uma Hackaton UFC-TRE, com envolvimento de equipes estudantis oriundas dos vários cursos de base tecnológica da Universidade. A programação envolverá também a Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC.
“O modelo que estamos pensando permitirá envolver os estudantes de maneira mais integrada e próxima. Eles têm resposta rápida e farão uma imersão completa nas atividades, o que permitirá explorar diferentes áreas e ampliar suas experiências”, explicou o magistrado, representando na reunião o Presidente do TRE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.
Hackathons são competições colaborativas conhecidas como “maratonas de programação”. Já tradicionais em contextos de pesquisa e inovação, reúnem estudantes e profissionais de diversas áreas, por um período de tempo que costuma ir de 24 a 72 horas, para criar soluções, desenvolver protótipos ou resolver desafios específicos. No caso da Hackaton UFC-TRE, os alunos serão incentivados a construir soluções inovadoras para dirimir os desafios atualmente enfrentados pela Justiça Eleitoral, beneficiando o sistema de justiça e a população.
Outras pautas do encontro foram demandas do tribunal como enfrentamento de processos de desinformação e descredibilização das eleições, preservação e divulgação da memória do TRE-CE, déficit de pessoal e possíveis acordos com outros órgãos públicos locais para cessão/requisição de servidores.
O diretor-geral do TRE-CE, Pedro Bruno Trigueiro, fez menção a uma tendência dos tribunais eleitorais e demais órgãos do Poder Judiciário de se aproximar cada vez mais das políticas públicas e problemáticas sociais, em sinergia com recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “É uma potencialização das funções sociais dos Tribunais, e a Universidade pode ser uma grande aliada nisso”, pontuou.
"O potencial da UFC em fornecer respostas é muito grande e nosso poder público ainda o aproveita muito pouco. No geral, a demanda por soluções é bem menor que nossa capacidade de oferta. Ficamos muito satisfeitos com o interesse e temos certeza de que nossa comunidade terá grandes contribuições para fortalecer a Justiça Eleitoral”, assegurou o reitor Custódio Almeida.
Os próximos encaminhamentos da reunião serão a atualização do acordo de cooperação técnica, com posterior assinatura pelos dois órgãos, e o lançamento da Hackaton UFC-TRE, previsto ainda para o mês de janeiro de 2025.
Além do juiz auxiliar da Presidência e do diretor-geral do TRE-CE, a comitiva foi composta ainda pela secretária da Presidência do TRE-CE, Denise Pontes; pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-CE, Leandro Taddeo, e pela assessora operacional de gestão de Pessoas do TRE-CE, Marcela Quezado.
Por parte da UFC, além do reitor Custódio Almeida, participaram da reunião o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Monteiro, e a servidora técnico-administrativa da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER) Gervina Brady, que, em 2024, esteve temporariamente cedida para o TRE-CE.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.