Procurar no portal

Exposição Sementes de Lutas é reaberta no Espaço Cultural Bergson Gurjão com visita do ex-ministro José Dirceu à Reitoria 

Na segunda-feira (6), a exposição Sementes de Luta – Aqui Está Presente o Movimento Estudantil! foi reaberta após a pausa das festas de final de ano no Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a visita do ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu, acompanhado pela vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, no exercício da Reitoria. A exposição segue em cartaz até março de 2025 e reúne fotos, documentos e objetos com a história das diferentes gerações de lideranças formadas no movimento estudantil no contexto dos 70 anos da UFC.

Imagem: foto posada do ex-ministro José Dirceu e da vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo

Antes da visita à exposição, houve uma reunião no Gabinete da Reitoria, na qual a vice-reitora deu as boas-vindas a Dirceu, e discutiu-se sobre educação, democracia e desafios do Brasil contemporâneo. A professora Diana o presenteou com publicações, como o livro da Caravana UFC 70 Anos, produzido em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e o Grupo de Comunicação O POVO, e também com outros brindes promocionais do aniversário da Universidade.   

“Um dos pontos de honra deste reitorado, que se iniciou em agosto de 2023, era que, de fato, a cidade abraçasse novamente esse espaço [da Reitoria] como um espaço de convivência e de cultura, para trazê-lo para o colo do cearense”, declarou a vice-reitora. 

José Dirceu destacou que a exposição Sementes de Lutas é a história viva da UFC e das lutas da juventude cearense em prol dos direitos humanos. Em diversas fotos, ele reconheceu companheiros e companheiras atuantes no movimento estudantil e na política partidária.     

“A recuperação da memória das lutas pela educação pública e gratuita, pela ciência e tecnologia, pelo projeto de desenvolvimento nacional e pela democracia, principalmente, luta tão presente hoje. Essa exposição é, na verdade, um pouco da história de como nós chegamos até a Constituição de 1988 e à redemocratização. A educação volta a ser o centro das preocupações do País, e o Ceará tem bons exemplos, não só na universidade, como na educação básica”, afirmou.   

Imagem: foto posada do ex-ministro José Dirceu em visita à exposição no Espaço cultural Bergson Gurjão Farias

Também participaram da agenda o pró-reitor e a pró-reitora-adjunta de Cultura, professor Sandro Gouveia e professora Glícia Pontes respectivamente; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Marilene Soares; o assessor especial da Reitoria, professor Ciro Nogueira Filho; a ouvidora-geral da UFC, professora Verônica Ximenes; o coordenador de Articulação Política Institucional da Reitoria, Daniel Fonsêca; e o presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Dimas Oliveira. 

Serviço  

Exposição Sementes de Lutas – Aqui Está Presente o Movimento Estudantil! 

Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias – Reitoria da UFC

Avenida da Universidade, 2853, Benfica

Visitação: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Vice-Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300