Reitoria recebe visita de Maria da Penha; entrega do título de Doutora Honoris Causa ocorrerá em março
- Segunda, 13 Janeiro 2025 16:56
A vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora Diana Azevedo, no exercício da Reitoria, recebeu, na tarde da última sexta-feira (10), a visita da farmacêutica e ativista dos direitos humanos Maria da Penha Maia Fernandes, fundadora e presidente do Instituto Maria da Penha (IMP). No encontro, realizado no Salão Dourado, Maria da Penha foi oficialmente informada da concessão do título de Doutora Honoris Causa da UFC, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em 1º de novembro de 2024. A cerimônia de entrega da honraria está prevista para ocorrer em março deste ano, em data ainda a ser definida, por conta do simbolismo do Dia Internacional da Mulher.
Na reunião, Maria da Penha pôde conhecer diversas iniciativas da Universidade voltadas para a promoção da igualdade de gênero, a exemplo do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, do acervo da Prateleira Maria da Penha em unidades do Sistema de Bibliotecas na UFC e do edital de bolsas para fomento à iniciação científica de jovens pesquisadoras. A convidada foi presenteada com o livro Caravana UFC 70 anos, produzido em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e o Grupo de Comunicação O POVO, além de outros brindes promocionais do aniversário da Universidade.
Egressa da UFC, Maria da Penha declarou o seu contentamento ao visitar novamente a Universidade onde ela e suas filhas estudaram e falou com os presentes sobre a crescente atuação feminina no mercado de trabalho e os diferentes papéis exercidos pelas mulheres na sociedade contemporânea.
“Estou feliz de estar aqui e por ouvir os projetos. A UFC é um marco na história do Ceará. Devemos introduzir as temáticas de violência de gênero e assédio em todas as profissões para trabalhar essas questões e formar a população de maneira humanizada”, explanou.
Relatora do processo de Doutora Honoris Causa, Diana Azevedo compartilhou a informação de que, em 70 anos de história da UFC, Maria da Penha é a sexta mulher a receber o título entre quase cem homenageados, sendo a grande maioria homens. Em breve, Maria se somará a outras portadoras dessa láurea, como as escritoras Rachel de Queiroz (1981) e Ana Miranda (2015), a médica e pesquisadora Mary Flowers (2023), a pedagoga Ruth Cavalcante (2024) e a cantora Maria Bethânia (2024). Diana ainda recebeu de presente um exemplar autografado do livro Sobrevivi… posso contar, autobiografia de Maria da Penha com a história de sua luta contra a violência doméstica e em prol dos direitos das mulheres.
“A causa das mulheres, desde a inserção onde elas quiserem estar até as questões relacionadas à violência de gênero, me fala muito de perto. Temos empenho e compromisso de fato com a equidade de gênero, com o combate às violências, que têm muito a ver com os objetivos do Instituto Maria da Penha, do qual nós queremos cada vez mais nos aproximar”, afirmou a vice-reitora.
Participaram da reunião a coordenadora de projetos do IMP, Rose Marques; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Regina Célia Monteiro; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Prof. Bruno Rocha; a pró-reitora-adjunta de Assistência Estudantil e presidente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual, Márcia Arão; a vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT), Profa. Luciana Gonçalves; a coordenadora do Núcleo de Orientação Educacional do CT, Yangla Oliveira; a vice-diretora da Editora UFC, Profa. Juliana Diniz; a assistente social da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e vice-presidente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual, Richelly Barbosa de Medeiros; o assessor especial da Reitoria, Prof. Ciro Nogueira Filho; e o coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca.
Fonte: Vice-Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.