Em reunião com Secretaria de Esportes da UFC, reitor recebe atletas das seleções universitárias premiados nos últimos 18 meses
- Terça, 14 Janeiro 2025 15:48
Seleções da Universidade Federal do Ceará (UFC) de diversas modalidades esportivas reuniram-se, na manhã do dia 13, com o reitor Custódio Almeida e a equipe da Secretaria de Esportes da UFC (SESP-UFC). O objetivo do encontro foi apresentar as conquistas dos atletas universitários da Instituição nos últimos 18 meses. O intervalo considerado teve como ponto de partida o início da atual gestão à frente da Reitoria, empossada em 25 de agosto de 2023.
Na ocasião, os estudantes foram recebidos pelo reitor e puderam apresentar os troféus das premiações e compartilhar a rotina de treinos e a experiência de participar das competições regionais e nacionais. O secretário de Esportes da UFC, professor Antonio Barroso Lima, reforçou que atletas representam a Universidade e carregam a sua marca. “O esporte é um dos meios pelos quais a UFC se torna visível, e investir nele faz uma grande diferença. As universidades e faculdades privadas trazem atletas da base, oferecem bolsas. Nós estarmos no mesmo nível delas, mesmo a seleção e o próprio contexto universitário sendo diferentes, é um grande feito”, defendeu o dirigente.
O reitor ressaltou que a trajetória de cada um era motivo de grande orgulho para a UFC e que o cenário do desporto na Instituição é auspicioso. “A criação da Secretaria foi o primeiro grande passo da institucionalização de uma política de desporto, que passará ainda por um incremento da infraestrutura poliesportiva da Universidade", disse o reitor. “Mesmo com uma estrutura ainda aquém do que nossos atletas precisam e merecem, eles já são vitoriosos por obterem resultados tão relevantes”, frisou o professor Custódio Almeida.
De acordo com Wildner Lins, secretário-adjunto de Esportes da UFC, a quantidade de troféus mostra que a Universidade conta com atletas de alto rendimento, que levam o nome da UFC aos campeonatos de suas modalidades com compromisso e seriedade.
“Só precisamos organizar a vida universitária para a cultura esportiva se tornar mais pujante. Abrir os equipamentos esportivos aos finais de semana, isso faz com que os gestores vejam que o esporte está presente fisicamente na vida acadêmica”, defendeu Wildner, dizendo que a comunidade se mobiliza para fortalecer o desporto cada vez mais, como mostra o nascimento de novas associações atléticas. A mais recente delas acaba de ser criada no curso de Jornalismo, vinculada ao Instituto de Cultura e Arte (ICA).
O reitor atualizou ainda os presentes sobre os últimos investimentos no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), que teve sua iluminação revitalizada, e no complexo poliesportivo da Universidade – para o qual há planos de revitalização das piscinas, construção de novas quadras e de conclusão de um ginásio gímnico de grande porte. Novos encaminhamentos serão divulgados em breve na comunidade.
Além da equipe da SESP-UFC e dos atletas, a reunião contou ainda com a presença da professora Maria Eleni Henrique, diretora do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), e de Raquel Melo Rocha, técnica desportiva vinculada ao IEFES.
COM A PALAVRA, OS ATLETAS – Daniel Lemos, estudante de Administração, tornou-se faixa preta de jiu-jitsu no final do ano passado, mas antes mesmo disso comemorou outra conquista: campeão por equipes nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2024. Bolsista de Incentivo ao Desporto há três anos, ele relatou ter sido uma experiência gratificante. "Eu já treinava e competia jiu-jitsu há nove anos e entrei na UFC em 2021. Em 2023, foi o meu primeiro campeonato, o cearense, depois fui para os JUBs, e aí comecei a competir pela UFC. Antigamente, eu só competia por fora, por conta própria", explica o atleta.
Vitória Ribeiro cursa Engenharia de Alimentos e integra o time de futsal feminino da UFC desde antes mesmo de ser universitária. "Em 2019.1, conheci um treinador da UFC na época e perguntei os horários e dias dos treinos. Fui então ver as meninas jogando e comecei a treinar com elas. Depois passei no ENEM e ingressei na Universidade. Desde então, fui estudante atleta, indo com assiduidade aos treinos e, agora, também tenho o incentivo mensal da bolsa [de Incentivo ao Desporto] para permanecer na Universidade", afirma a jovem.
Representada pela atleta Maria Júlia, estudante de Educação Física, a seleção de vôlei feminino na UFC tem colhido os louros de seu empenho enquanto grupo. Foi vice-campeã dos Jogos das Universidades Federais (JUFs) em 2023 e campeã em 2024. "Minha experiência com o vôlei vem desde criança, fui criada dentro do esporte, mas nunca tive essa parte do treinamento em si como tem na UFC. A rotina é muito organizada, tem os projetos de Extensão. Na minha experiência, só tenho uma vida universitária justamente por conta do esporte. Foi ele que me fez querer estudar Educação Física e, principalmente, me fez querer vir para a UFC", conta a graduanda.
Prestes a concluir o curso de Zootecnia, João Marcelo Coelho apaixonou-se pelo handebol ainda na época do colégio e conta que é preciso equilíbrio e disciplina para conciliar interesses quando se é um estudante atleta. "Eu respiro o handball, vivo o handball 24 horas. Às vezes estou na aula e fico imaginando algum movimento, alguma jogada para trazer para os treinos. Mas conseguem caminhar lado a lado as duas paixões, ser atleta e zootecnista", confessa. Ele disse estar otimista com a consolidação da SESP-UFC e seus desdobramentos. "Eu acho que só têm a ganhar os atletas e a própria Instituição, que vai conseguir levar seu nome para maiores âmbitos", vislumbra.
CONQUISTAS RECENTES – Confira as competições em que as seleções esportivas da UFC obtiveram destaque desde agosto de 2023 até agora:
2023
- JUBs – Jogos Universitários Brasileiros
Jiu-jitsu: Daniel Silva – campeão da categoria Pena (< 70 kg)
Clash Royale: Antônio Elias Sá Cavalcante – vice-campeão
- JUFs – Jogos das Universidades Federais
Basquete feminino: campeã
Basquete masculino: campeão
Futsal feminino: vice-campeão
Fut7 feminino: campeã
Futsal masculino: campeão
Futebol 11: vice-campeão
Handebol feminino: campeã
Voleibol feminino: vice-campeã
2024
- JUBs – Jogos Universitários Brasileiros
Jiu-jitsu
João Rocha: campeão da categoria Meio-Pesado (88,3 kg) e da categoria Absoluto (faixas azul e roxa)
Daniel Silva: bicampeão da categoria Pena (< 70 kg) e terceiro lugar da categoria Absoluto (faixas marrom e preta)
Igor Miranda: campeão da categoria Peso Médio (< 82,3 kg) (faixas marrom e preta)
- JUFs – Jogos das Universidades Federais
Basquete feminino: campeã
Basquete masculino: campeão
Futsal feminino: vice-campeã
Fut7 feminino: vice-campeã
Futsal masculino: campeão
Futebol 11: vice-campeão
Handebol feminino: campeã
Handebol masculino: campeão
Voleibol feminino: campeã
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.