Procurar no portal

UFC e SECULTFOR reúnem-se para tratar de política municipal de cultura e cooperação em projetos

Com o recente início da nova gestão municipal, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) reuniram-se na manhã desta terça-feira (21), na Reitoria, para tratar da colaboração mútua e de parcerias necessárias ao fortalecimento das políticas municipais de cultura.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida, da secretária municipal de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, e os gestores e as equipes técnicas da Pró-Reitoria de Cultura da UFC e da SECULTFOR

Na ocasião, a secretária Helena Barbosa e sua equipe técnica foram recebidas pelo reitor Custódio Almeida, acompanhado do pró-reitor de Cultura da UFC, professor Sandro Gouveia, da pró-reitora-adjunta da pasta, professora Glícia Pontes, e de servidores docentes e técnico-administrativos lotados na Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT).

Egressa da UFC, a nova secretária de Cultura do município é graduada em Ciências Sociais e especialista em Gestão e Políticas Culturais e em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural, tendo atuado previamente na equipe de gestão da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT). Ela relembrou a própria experiência discente e disse “ser gratificante voltar à Universidade, agora como gestora, para construir uma cooperação voltada à cultura, área importante para a permanência e a socialização estudantil”.

“Queremos imprimir a marca de uma gestão territorializada, que olhe para as regiões e equipamentos da cidade. Nossa ideia é agregar forças para executar uma política pública dentro do que a gente entende por democracia cultural”, vislumbrou, acrescentando que a UFC (agora chegando à Praia de Iracema) é um ator essencial nesse processo.

Segundo a secretária-executiva da SECULTFOR, Ticiana Studart, a UFC tem ativos culturais muito interessantes, e a SECULTFOR os reconhece como peças fundamentais do ecossistema local de cultura. “Consolidar esse processo de cooperação técnica e científica vai ser importante para uma das nossas tarefas, que é revisar o Plano Municipal de Cultura. Além disso, cursos como Arquitetura e Urbanismo e História, do ponto de vista do patrimônio, podem nos ajudar na construção da política cultural do município”, adiantou.

Imagem: Foto da mesa de reunião entre os dirigentes da UFC e da SECULTFOR

“Realmente trabalhar com amplos territórios é um grande desafio, pois a política de cultura precisa ser setorializada. Temos cinco campi no Interior e mais quatro na Capital, já com a Praia de Iracema inclusa. Em nosso pouco mais de um ano de existência, já desenvolvemos experiências de muito sucesso e iniciamos a construção do Plano de Cultura da UFC”, relatou o pró-reitor de Cultura da UFC, professor Sandro Gouveia.

Ainda de acordo com o dirigente, UFC e Prefeitura já avançaram bastante no projeto do Corredor Cultural Criativo Benfica-Praia de Iracema, para o qual se planeja uma forte integração ao território dos bairros por onde ele passará. “A própria rua se tornará um equipamento”, resumiu.

“Queremos muito que vocês, que estão chegando, possam conhecer de perto o projeto do Corredor Cultural, que agregará mais de 140 equipamentos. É uma iniciativa capaz de fomentar esses bairros, desviar um pouco a nossa impressão de que o turismo e a cultura estão restritos à orla. Em breve, queremos ver a SECULTFOR tão apaixonada pelo projeto como nós somos”, afirmou o reitor Custódio Almeida.

Além do reitor, dos pró-reitores, da secretária e da secretária-executiva, participaram da agenda Rodrigo Vieira, professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e assessor jurídico da SECULTFOR; João Wilson Damasceno, diretor-executivo do Instituto Mirante de Cultura e Arte; Lady Dayana de Oliveira, coordenadora de Difusão e Produção Cultural da PROCULT; Francisco Miranda, coordenador de Gestão da PROCULT; e Eulália Camurça, coordenadora de Projetos e Interações Interinstitucionais da PROCULT.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300