Procurar no portal

Em reunião com secretário de Juventude de Fortaleza, gestão superior trata de aproximação nas áreas de extensão e cultura

Dando sequência à série de agendas com os novos gestores do Executivo municipal, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida, recebeu, na tarde de terça-feira (28), o secretário municipal de Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi. Participaram também do encontro a pró-reitora de Extensão, professora Bernadete Porto; o pró-reitor-adjunto de Extensão, professor Estêvão Rolim; o pró-reitor de Cultura, professor Sandro Gouveia; e a pró-reitora-adjunta de Cultura, professora Glícia Pontes.

Sentados à mesa, no gabinete da Reitoria, estão a pró-reitora Bernadete Porto (Extensão), o reitor Custódio Almeida, o pró-reitor adjunto adjunto Estêvão Rolim (Extensão) e o secretário Júlio Brizzi

Entre as pautas, destacou-se um estreitamento dos laços entre os projetos extensionistas e culturais da UFC e os equipamentos municipais relacionados às políticas de Juventude, como a Rede Cuca (que conta com uma de suas unidades no bairro Pici), o Farol e o Observatório da Juventude, entre outras iniciativas. 

A Pró-Reitoria de Extensão (PREX), que recentemente esteve reunida com o secretário municipal de Educação, Idilvan Alencar, tem priorizado a intersetorialidade e as colaborações entre as instituições de ensino básico e superior locais para potencializar a difusão da extensão. “Vamos lançar, em breve, o projeto UFC na Praça, que vai levar nossas ações institucionais para espaços de convivência com as comunidades e a juventude”, elencou a pró-reitora Bernadete Porto. A proposta encontra eco na Prefeitura de Fortaleza, que já promove eventos e programações semelhantes da Rede Juv em polos, praças e centros culturais da rede municipal.

A pró-reitora-adjunta de Cultura, Glícia Pontes, anunciou, na ocasião, cooperação com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) na criação de uma web rádio voltada para a juventude, com foco em direitos humanos e cidadania. Já o pró-reitor Sandro Gouveia defendeu o reforço do relacionamento dentro do próprio Executivo municipal, possibilitando mais sinergia entre a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), a Secretaria Municipal de Juventude e as universidades.

“O Benfica, com essa imersão no projeto do Corredor Cultural, vai precisar desse diálogo, pois será a intercessão entre uma zona universitária, uma zona de convivência em comunidade e uma zona comercial e de economia criativa.  Do outro lado da cidade, temos a Casa de José de Alencar (CJA), situada na região de Messejana/Alagadiço Novo, que funciona em uma área desassistida de equipamentos de cultura e juventude, tanto da Prefeitura como do Estado”, apontou Sandro. 

De pé, da esq. para a dir.: Prof. Estêvão Rolim (pró-reitor adjunto de Extensão), Prof. Sandro Gouveia (pró-reitor de Cultura), Júlio Brizzi (secretário de Juventude), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Profª Bernadete Porto (pró-reitora de Extensão), Profª Glícia Pontes (pró-reitora adjunta de Cultura) e Simone Faustino (comunicação de gestão do Gabinete da Reitoria). (Foto: Guilherme Silva/ UFC Informa)

Júlio Brizzi disse vislumbrar potencial de instalação de atividades esportivas para a comunidade na CJA, bem como uma entrada mais efetiva da UFC na Rede Cuca; o Cuca Pici, inaugurado em 2022, é praticamente vizinho do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC. “E teremos em breve o sexto Cuca, no bairro Vicente Pinzón, com ótima infraestrutura para atividades de gastronomia”, acrescentou, mencionando ainda a atuação de empresas juniores como um ativo universitário que interessa muito à Secretaria, devido ao viés do empreendedorismo.

O reitor Custódio Almeida fez um apanhado da articulação recente da Universidade junto a novos territórios, com destaque para o Poço da Draga e a Vila Almirante, vizinhos do futuro Campus Iracema. Ele ressaltou que a UFC chega a esses espaços na qualidade de “parceira permanente”, preocupada especialmente em receber e interagir com a juventude.

“Nossa ideia é pensar um convênio 'guarda-chuva' com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, onde caberiam vários acordos de cooperação em múltiplas áreas, como educação, juventude. Também queremos a Prefeitura conosco na Central de Laboratórios em Gestão Cultural, a ser instalada em parceria com a Casa de Vovó Dedé, onde já funcionou o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno”, adiantou o dirigente.

SEMENTES DE LUTAS – O secretário Júlio Brizzi, que é egresso do curso de Direito da UFC e ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes, aproveitou a passagem pela Reitoria para visitar a exposição Sementes de lutas: aqui está presente o movimento estudantil!, no Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias, no térreo do prédio. Ele e a filha Iara conferiram o acervo da mostra, que permanece em cartaz até março, com horário de visitação aberto ao público das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300