Procurar no portal

Reitoria, LABOMAR, UFC Virtual e representantes do Poço da Draga se reúnem para tratar da instalação do Campus Iracema

A chegada do novo Campus Iracema, da Universidade Federal do Ceará (UFC), representa a abertura de oportunidades para as comunidades do Poço da Draga e da Vila Almirante, que há anos já estão integradas ao espaço que a Universidade também ocupará em breve. Pensando nisso e com o objetivo de ouvir o ponto de vista dos moradores, o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, recebeu na quarta-feira (29), no Gabinete da Reitoria, representantes do Poço da Draga.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida com representantes da comunidade do Poço da Draga

Da comunidade, participaram Felipe Sousa e Patrícia Sousa, da Central Única das Favelas (CUFA) Poço da Draga; Izabel Lima, da ONG Velaumar; Sérgio Rocha, que atua com turismo comunitário; Noélia dos Santos, vice-presidente do Conselho da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Poço da Draga; e Álvaro Graça, membro do Conselho da ZEIS Poço da Draga e também colaborador terceirizado da Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).

Pela UFC, também estiveram presentes a diretora do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), professora Lidriana Pinheiro; o vice-diretor do Instituto UFC Virtual (IUVI), professor Ernesto Trajano; o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonsêca; e a servidora da Coordenadoria de Articulação Política Institucional Ranne Almeida.

De início, o Campus Iracema receberá, no espaço do antigo Acquario Ceará, a nova sede do LABOMAR e o inédito Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). Terreno e estrutura foram doados, respectivamente, pela União e pelo Governo do Estado. O prédio passará por obra, que deve ser iniciada ainda este semestre, com previsão de entrega em 2027.

Durante a reunião, foram discutidos os planos da Universidade para a comunidade, como a instalação de um Conselho do Campus Iracema – com a presença de moradores e a possibilidade de projetos de intervenção física da Prefeitura Municipal de Fortaleza no Poço da Draga.

Os representantes alertaram para a necessidade de incluir os moradores em qualquer discussão sobre os rumos da região e buscar formas de inserir a comunidade nesses projetos. “É importante que os moradores tenham ciência de todos os projetos que estão acontecendo dentro da comunidade”, destacou Izabel Lima.

O reitor Custódio Almeida reafirmou o compromisso em manter o diálogo sempre aberto com as comunidades do Poço da Draga e da Vila Almirante. “Nós, juntos, podemos pensar a Praia de Iracema como um todo”, ressaltou.

Imagem: Foto diagonal da mesa de reunião com os representantes da UFC e da comunidade do Poço da Draga

PROJETOS COM A COMUNIDADE – Durante a reunião, a diretora do LABOMAR, Lidriana Pinheiro, apresentou os projetos que foram iniciados pelo Instituto na comunidade neste começo de 2025. A ideia, em um momento preliminar, é que os estudantes façam pesquisa de campo para conhecer a área e depois poder envolver os moradores do Poço da Draga.

O primeiro projeto é sobre cartografia do mar, em que serão feitos estudos de percepção e geomorfologia do ambiente marinho situado em frente à comunidade. O segundo tem relação com as atividades de pesca. A intenção é conhecer como o potencial do Poço da Draga pode ser mais bem aproveitado nessa área. O terceiro terá impacto no aproveitamento turístico e econômico da região.

Sérgio Rocha, que atua com turismo comunitário, sugeriu que os estudantes universitários fossem acompanhados por jovens da comunidade que pudessem receber uma bolsa para auxiliar nos projetos. Dessa forma, tanto os estudantes da UFC poderiam criar relações com a comunidade, como os jovens locais poderiam se engajar e trabalhar. “A gente precisa quebrar o estereótipo de que a UFC vai chegar lá e não vai dialogar com ninguém”, disse.

CONSELHO – Com a chegada da UFC à Praia de Iracema, a intenção da Universidade é constituir um conselho que pensará possibilidades de desenvolvimento econômico, cultural, turístico e social para a região. Além dos entes públicos, como órgãos da Prefeitura e do Estado, o conselho deve ser formado também por empresários de equipamentos culturais da Praia de Iracema, trabalhadores informais da região e moradores do Poço da Draga e da Vila Almirante.

Durante a reunião, foi discutida a formação do conselho, com sugestão de representantes. Em breve, a composição deve ser concluída e os trabalhos iniciados.

Imagem: Foto do reitor Custódio Almeida sentado na mesa de reuniões e sorrindo. Ele está vestido com um paletó azul escuro e uma blusa social azul clara

INTERVENÇÕES – Custódio Almeida também fez uma consulta aos representantes sobre a possibilidade de intervenções arquitetônicas da Prefeitura de Fortaleza na comunidade do Poço da Draga. “Eu tive uma reunião com o prefeito Evandro Leitão, e ele me disse que quer a ajuda da Universidade para fazer daquela região uma ‘comunidade modelo’. Preciso saber de vocês que caminhos temos para isso”, apresentou o reitor.

Os representantes ressaltaram a importância de toda a comunidade do Poço da Draga e da Vila Almirante participar da decisão de qualquer possibilidade de mudança. “Nesse caso, é sempre melhor abrir uma assembleia. É a vez dessas pessoas terem voz”, afirmou Izabel Lima. Sérgio Rocha citou que já existe um trabalho iniciado, relativo ao desenvolvimento do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Poço da Draga, o que deve ser retomado em diálogo com a comunidade e com a Prefeitura de Fortaleza.

O reitor Custódio comprometeu-se a entrar em contato com a equipe que atuou no PIRF e reunir o material já desenvolvido para apresentar à Prefeitura o que foi feito em parceria com a própria comunidade.

CAMPUS IRACEMA – Além do novo LABOMAR e do CTCN, o Campus Iracema da UFC deve ser formado pelo prédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e pelo espaço que abrigou o Edifício São Pedro. A intenção é que o Instituto de Cultura e Arte (ICA) ocupe o prédio dos Correios, que, para ser liberado, precisa aguardar a transferência da sede do Centro de Encomendas e Entregas (CEE) para outro espaço.

Sobre o espaço onde se situava o Edifício São Pedro, em um primeiro momento, a Universidade pretende instalar uma praça de eventos para abrigar programações de diferentes naturezas. Na sequência, a UFC pretende articular recursos para a construção definitiva de um Centro de Artes, Cultura e Eventos no local. A iniciativa deverá envolver parcerias interinstitucionais.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300