Servidores técnico-administrativos reúnem-se com Reitoria para encaminhar demandas de representação e outras pautas da categoria
- Quinta, 30 Janeiro 2025 16:11
Servidores técnico-administrativos em educação que representam a categoria em várias instâncias tiveram audiência ontem (29), na Reitoria, com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida. O objetivo do encontro foi dialogar sobre pautas de interesse e processos decisórios que envolvem a categoria.
Os representantes demandaram maior infraestrutura para a operacionalização do trabalho da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS), que é prevista na Lei do Plano de Carreira dos Cargos TAE, devido ao relato de dificuldades em desempenhar as atividades no tempo reservado. Foi acordado entre os presentes que cada membro da CIS poderá contar com dois turnos (8 horas) semanais dedicados aos trabalhos da Comissão. A mudança será referendada por portaria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).
Ainda sobre a CIS, ficou acertado que uma proposta de regimento para a Comissão será pautada no Conselho Universitário (CONSUNI) e que será providenciada infraestrutura apropriada para que os servidores integrantes possam dar expediente e realizar atendimento ao público na Central de Relacionamento da PROGEP.
Também foi abordada na reunião a reserva de vagas nos programas de pós-graduação da UFC para servidores TAEs. Esse ponto de pauta motivou consenso sobre a necessidade de regulamentação do aproveitamento de disciplinas nos PPGs da UFC e em cursos de idiomas nas Casas de Cultura Estrangeira como atividades de capacitação, dispensando a reposição de horas. Nesse caso, a PROGEP afirmou estar trabalhando internamente na medida.
A ideia é que seja disponibilizada aos TAEs do quadro uma vaga por edital em cada PPG. A expectativa é de que, até o final de março, a pró-reitoria chegue a uma norma específica, a ser compartilhada com a comunidade. A professora Marilene Soares chamou a atenção para a necessidade de os servidores manifestarem no levantamento anual do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) o interesse em cursar pós-graduação.
As lideranças também abordaram a demanda de representação de TAEs nos conselhos departamentais e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), cuja proposta deve ser apresentada pelos representantes técnico-administrativos no CONSUNI, a fim de instituir um assento (com direito a voz e voto) em cada departamento.
O professor Custódio Almeida afirmou que é necessário garantir ampla participação da comunidade acadêmica para fortalecer a democracia. “Ouvir os TAEs da UFC dizerem que querem participar soa muito bem para mim, sou absolutamente a favor. Só que, no caso dos departamentos, o cálculo de participação é diferente de quando se pensa em conselhos superiores, pois a realidade e o número de servidores mudam muito de um departamento para outro. De qualquer forma, estamos aqui quebrando um paradigma, abrindo-nos para a possibilidade de ver, sim, o TAE participar de tudo”, declarou o reitor.
A existência de representação própria no CEPE também foi defendida por diversos participantes da reunião. “A gente tem anseios em participar desses espaços para discutir a Universidade, não só as pautas da categoria. Existem técnicos que querem opinar nas políticas de ensino, pesquisa e extensão, nos rumos acadêmicos da UFC”, assinalou Elaine Teixeira, representante TAE no CONSUNI.
As propostas de representação nos departamentos e no CEPE deverão ser levadas ao CONSUNI para possível inclusão na pauta do Conselho Superior. Devido à extensão das pautas, a reunião será desdobrada em um segundo momento de discussão, a princípio marcado para o dia 21 de fevereiro.
A comitiva de servidores presente à reunião foi composta por Cássia Araújo, coordenadora de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE); João Portácio Filho, Mariane Gondim e Hemison Magalhães, integrantes da CIS; Cláudia Lóssio e Daniel Farias, coordenadores locais da FASUBRA Sindical; e Heveline Ribeiro, Elaine Teixeira e Cristiane Xerez, representantes TAEs no CONSUNI.
Além do reitor e dos representantes, o encontro também contou com a presença da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Soares; do pró-reitor-adjunto de Gestão de Pessoas, Bruno Matos; do coordenador de Articulação Política do Gabinete da Reitoria (CAPI), Daniel Fonsêca; do assessor especial da Reitoria, Ciro Nogueira Filho; e da diretora da Divisão de Comunicação de Gestão da CAPI, Simone Faustino.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.