Dirigentes da UFC e arquiteto Fausto Nilo dialogam sobre urbanismo e projetos estruturantes do ensino superior em Fortaleza
- Terça, 18 Fevereiro 2025 08:33
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida, recebeu, no Gabinete da Reitoria, o arquiteto, urbanista e compositor Fausto Nilo na tarde de segunda-feira (17). Na reunião, foram discutidos tópicos ligados ao planejamento urbano a partir de projetos estruturantes da UFC, como o Corredor Cultural do Benfica, o Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu e o Campus Iracema.
Fausto Nilo compartilhou a experiência dos estudos técnicos para a elaboração do Plano Fortaleza 2040, uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (IPPLAN) e da Prefeitura. Egresso das primeiras turmas formadas em Arquitetura e Urbanismo pela UFC nos anos 1960, Fausto detalhou como se deu, nos últimos 40 anos, o processo de acentuado declínio do Centro da cidade em termos de habitação, atividades comerciais e uso do solo.
“A ideia de a Universidade ser do Porangabuçu até o Centro é uma maneira que ela pode vir a ser a âncora mais importante para a reabilitação da cidade de Fortaleza. Porque se fala em reabilitação urbana, mas você não consegue fazer isso de forma fácil, e não há muitos exemplos no mundo de maneira convincente”, explicou.
O reitor Custódio Almeida comentou sobre o andamento dos projetos estruturantes da gestão da UFC, a exemplo do Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu, e como têm se dado as tratativas atuais com a Prefeitura de Fortaleza. “Esse projeto está bem avançado, tanto do ponto de vista jurídico quanto da demarcação geográfica do distrito, o conceito urbano, toda uma mudança para facilitar a vida do pedestre. A ideia é fazer avançar esse projeto, e eu já tratei disso com o prefeito atual”, afirmou.
Participaram da reunião o gerente de Comunicação e Marketing da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), Paulo Mota; o pró-reitor de Cultura da UFC, professor Sandro Gouveia; a pró-reitora-adjunta de Cultura da UFC, professora Glícia Pontes; o coordenador do Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS), professor Francisco de Assis Souza Filho; e o assessor especial da Reitoria, professor Ciro Nogueira Filho.
Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.