Procurar no portal

Pauta ambiental estreita colaboração UFC-SEMA, em encontro sobre unidades de conservação e projetos estruturantes da Universidade

Na última terça-feira (1º), dirigentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) reuniram-se, no Gabinete da Reitoria, para tratar da atualização do acordo de cooperação técnica sobre uma das unidades de conservação da UFC e de aspectos ambientais de projetos estruturantes da Universidade.

Imagem: De pé, no Gabinete da Reitoria (da esquerda para a direita): Patrícia Jacaúna (coord. da Biodiversidade - SEMA), Profª Aliny Abreu (secretária - SMA-UFC), Prof. Custódio Almeida (reitor); Vilma Freire (secretária - SEMA) e Karyna Leal (secretária de Planejamento - SEMA)

Participaram da agenda o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; a secretária estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; a secretária de Meio Ambiente da UFC, Profª Aliny Abreu; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da SEMA, Karyna Leal; e a coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Patrícia Jacaúna.

De acordo com a secretária Vilma Freire, a relação de proximidade UFC-SEMA já é consolidada, tanto pela colaboração na gestão e no manejo de áreas protegidas vinculadas à UFC, quanto devido a parcerias interinstitucionais como o programa Cientista Chefe do Meio Ambiente, que desenvolve suas atividades em benefício da SEMA e é liderado pelo pesquisador da UFC Marcelo Soares, docente do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR).

O primeiro ponto de pauta foi a atualização do acordo de cooperação técnica da Fazenda Raposa (que deve vencer ainda neste ano), unidade de conservação da UFC localizada na cidade de Maracanaú que passou a ter, em 2020, o status de área de relevante interesse ecológico (ARIE). De acordo com a Profª Aliny Abreu, um plano de manejo para a fazenda experimental está em fase de elaboração.

“O recurso é essencial para obter um diagnóstico da unidade e acompanhar os projetos de pesquisa e extensão em curso no equipamento. A UFC é a guardiã daquela área, e precisa promover a preservação, gerar conhecimento e também divulgar a cadeia da carnaúba”, enumera.

Imagem: Participantes da reunião entre UFC e SEMA sentados à mesa

O fomento à cultura e ao beneficiamento da carnaúba era um dos desejos expressos pela Companhia de Ceras Johnson, empresa proprietária da Fazenda na década de 1930 que doou o terreno de 136 hectares à UFC em 1969. “Esse é o ponto de convergência entre a SEMA e a Universidade. Ambas querem a proteção e o desenvolvimento da unidade de conservação”, reforçou a titular da SEMA Vilma Freire.

O Prof. Custódio Almeida compartilhou com os presentes, em um segundo momento da reunião, detalhes dos projetos arquitetônicos e paisagísticos de iniciativas prioritárias para a atual gestão que possuem interface com a área ambiental, como a Estação Científica de Jericoacoara e o Campus Iracema, ao qual serão integrados a nova sede do LABOMAR e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). “São equipamentos que concentrarão uma alta densidade de pesquisas e cursos na área ambiental, unindo os vieses de formação, inovação tecnológica e divulgação científica”, explicou o reitor.

Na avaliação dos dirigentes, a ocasião foi oportuna tanto para alinhar com quais políticas públicas ambientais a UFC pode contribuir, quanto para que representantes de ambas as instituições possam conhecer de perto o que os demais parceiros do setor público vêm construindo.

Segundo Vilma, a Universidade vem fazendo muito, e o primeiro exemplo foi a criação de uma secretaria institucional de Meio Ambiente. “Saber que a academia entende que não só a Fazenda Raposa, mas também o Parque Nacional de Jericoacoara são espaços de exploração científica em benefício da população nos dá um grande conforto. Tenho certeza de que iremos avançar em uma área importante, em uma agenda na qual o reitor é bem sensível e já sinalizou suas intenções”, declarou a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300