Procurar no portal

Familiares de Bergson Gurjão visitam exposição sobre movimento estudantil, em cartaz até 11/04 no espaço que homenageia o estudante

 Imagem: Da esquerda para a direita: reitor Custódio Almeida, Monalisa Gurjão, Larissa Gurjão e vice-reitora Diana Azevedo. Ao centro, uma projeção com a foto de Bergson Gurjão.

Acompanhadas do reitor Custódio Almeida e da vice-reitora Diana Azevedo, Monalisa Gurjão e Larissa Gurjãoprimas de Bergson Gurjão, estudante de Química da Universidade Federal do Ceará assassinado pela ditadura militar em 1972 – visitaram, na última sexta-feira (4), a exposição Sementes de Lutas – aqui está presente o movimento estudantil!. A mostra está em cartaz até o dia 11 de abril no Espaço Cultural Bergson Gurjão, localizado na Reitoria.

Participaram ainda da agenda o pró-reitor de Cultura, Prof. Sandro Gouveia; o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Prof. Rafael Silva; o superintendente de Infraestrutura, Renato Guerreiro; o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonseca; além das curadoras e bolsistas da exposição.

Durante o encontro, as convidadas participaram de visita guiada, conduzida por bolsistas da exposição e puderam ter acesso ao acervo de depoimentos, registros de imprensa, documentos, objetos pessoais, móveis e fotografias que integraram a curadoria da mostra. Com especial destaque, a chamada "sala escura" simula um ambiente imersivo de interrogatório e traz a listagem dos estudantes e servidores desligados da Universidade durante o período de repressão, além das fotos de dois estudantes mortos pelo regime: Bergson Gurjão e Teodoro de Castro.

Na ocasião, o reitor anunciou que "dia 16 de maio, às 18h, será realizada no Auditório da Reitoria a primeira colação de grau póstuma da história da UFC, quando a Universidade conferirá o diploma de graduação em Química a Bergson, expulso da Instituição devido à militância política". Após o desligamento, o estudante ingressou na clandestinidade, onde permaneceu até seu assassinato, ocorrido na região do Araguaia. O dia foi escolhido em razão de ser a véspera do aniversário do homenageado.

Imagem: O reitor e outros representantes da administração, em semicírculo, recebem as primas de Bergson Gurjão no espaço cultural.

Inaugurada em 11 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, exposição Sementes de Lutas – aqui está presente o movimento estudantil! já foi conferida por mais de 1000 visitantes, dentre eles personalidades como José Genoíno, Fausto Nilo e José Dirceu.

SERVIÇO:

Exposição Sementes de lutas: aqui está presente o movimento estudantil!

Data: Até 11 de abril de 2025

Local: Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias (avenida da Universidade, 2853, Benfica).

Horário: De segunda a sexta, das 9h às12h e das 13h às 17h.

Acesso gratuito.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300