Ministério do Meio Ambiente seleciona projetos sobre mudança climática

O Ministério do Meio Ambiente lançou a Chamada Pública nº 01/2011, que trata da seleção de propostas de apoio a projetos de mitigação de emissões e adaptação a mudanças do clima, que poderão ser objeto de termo de cooperação de convênio a ser celebrado entre o Fundo Clima e as entidades proponentes. Os recursos totalizam cerca de R$ 29 milhões. Também em consonância com o Plano Anual de Aplicação de Recursos do Ministério do Meio Ambiente, foi lançada a Chamada Pública nº 02/2011.

As linhas de atuação da Chamada Pública nº 01/2011 são as seguintes: Adaptação (Desenvolvimento Tecnológico de Apoio à difusão de tecnologias premiadas em adaptação e mitigação de mudanças climáticas, com benefício direto para as populações mais vulneráveis; Combate à desertificação, manejo florestal comunitário, pesquisa e desenvolvimento e difusão de tecnologias para melhor convívio com o semi-árido; Prevenção de desastres - campanha educacional para melhor disposição do lixo urbano; Gestão pública componente: “adaptação” do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima; Gestão pública - sistemas de alerta contra desastres naturais); e Mitigação: MRV (sistemas de monitoramento de GEE para florestas e agricultura).

O Ministério do Meio Ambiente lançou também a Chamada Pública nº 02/2011. O objetivo é a seleção de propostas de apoio a projetos de mitigação de emissões e adaptação a mudanças do clima. As linhas de atuação são as seguintes: Recuperação de áreas degradadas por mineração; Estudos para adaptação em erosão costeira; e Planos setoriais de mudanças do clima.

Os recursos destinados a projetos com essas temáticas totalizam R$ 5 milhões. Mais informações no site do Ministério.

Fonte: Prof. Antônio Salvador da Rocha, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal do Ceará - fone: 85 3366 7454