Professor da UFC ministra palestra sobre o ecólogo Fritz Müller

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará (PPGERN/UFC) convida a comunidade universitária para a palestra "O teuto-brasileiro Fritz Müller, o mais facetado e mais importante ecólogo do País", a ser ministrada nesta quinta-feira (28), às 13h, pelo professor Christian Westerkamp.

Será no Departamento de Biologia (Bloco 904) - DID/Sala 1007, no Campus do Pici.

Fritz Müller foi um naturalista alemão que, em 1852, migrou para o Brasil, onde fez os primeiros estudos que corroboraram com a então recém-publicada Teoria de Darwin sobre a origem das espécies. Ele estudou principalmente interações entre os organismos, mas poucos dos seus termos são conhecidos no mundo científico de hoje, como “mimetismo mülleriano” e “corpúsculos müllerianos”. A diversidade de interações que ele estudou é tão grande que estima-se que nenhum outro pesquisador tenha chegado a números comparáveis.

Christian Westerkamp é biólogo, professor adjunto de Botânica do curso de Agronomia do Campus do Cariri e docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC. Estuda interações, especialmente entre flores e os seus polinizadores. No momento, as flores-de-pólen (também descobertas por Fritz Müller) estão no foco de suas pesquisas.

Recentemente, foi convidado para dar palestras sobre Fritz Müller em um simpósio sobre os irmãos darwinistas Müller em Bonn (Alemanha). Será co-editor do livro do evento.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC - fone: 85 3366 9704