Pesquisador da USP ministra palestra de encerramento de curso na UFC

O Prof. Sérgio Henrique Ferreira, da USP, um dos pesquisadores que contribuíram para a descoberta do anti-hipertensivo Captopril, ministrará a palestra de encerramento do IX Curso de Iniciação Científica em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica Prof. Luiz Capelo, aberto, dia 11, no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina.

A palestra será na sexta-feira (29), às 8h, naquele Departamento, com o título "Entre a hipertensão e a dor". No encerramento do curso também será exibido o DVD da peça "Bioquímica em cena" da Seara da Ciência/UFC, sob coordenação do Prof. Marcus Vale.

O Departamento de Fisiologia e Farmacologia tem vasta produção científica e seu Programa de Pós-Graduação em Farmacologia desfruta de conceito 6 junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Visando divulgar as atividades de pesquisa e contribuir para o aprimoramento dos recursos humanos da área da saúde no Estado, o Departamento criou o curso de extensão para alunos de graduação da área biomédica com interesse em aprofundar conhecimentos teórico-práticos em Fisiologia e Farmacologia.

Para realizar o curso foram selecionados 20 alunos de universidades públicas das regiões Norte e Nordeste. O apoio, para sua realização, veio do CNPq, INCT-IBISAB, Capes, Funcap, Banco do Nordeste, Governo Federal e Instituto Claude Bernard.

QUEM É - Sérgio Ferreira é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduado em Medicina pela USP (1960), tem doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (1964), dois pós-doutorados pela Royal College of Surgeous da Intlaterra (1967 e 1975).

Atualmente é professor titular da USP, consultor do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciência, revisor de periódicos internacionais como “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of American”. Recentemente, foi agraciado com os prêmios Prince Mahidol Award (Prince Mahidol Foundation), Prêmio Scopus (Elsevier América Latina), Trieste Science Prize (Third World Academy of Sciences) e Alm. Álvaro Alberto (Fundacão Conrad Wessel/CNPq).

Mais informações no site do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC.

Fonte: Prof. Roberto César Pereira Lima Júnior, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC e coordenador do Curso de Iniciação Científica - fone: 85 3366 8588