Estudante da UFC encerra Programa Top China em Pequim

O estudante Mateus Gomes Viana, do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, foi escolhido para proferir o discurso da cerimônia de encerramento do programa internacional Top China 2011, na última quarta-feira (20), em Pequim, capital chinesa.

Além de Mateus, outros três estudantes das áreas de Direito e Arquitetura e Urbanismo e um professor da Economia Agrícola da UFC foram selecionados para o programa, promovido pelo Santander Universidades. São eles: os alunos José Edir Paixão de Sousa, Luciana Hinkelmann Linhares, Luis Paulo dos Santos Pontes e o Prof. Rogério César Pereira de Araújo.

O Top China ofereceu 100 bolsas de estudo para brasileiros interessados em realizar cursos de férias nas cidades de Pequim e Shangai.

"Durante as três semanas que passamos em duas das maiores cidades do mundo, ouvimos muito sobre desenvolvimento sustentável, mas o que de mais importante devemos sustentar são as relações que fizemos na China. Estas relações nos tornaram pessoas mais desenvolvidas. Incrementamos não só nossos conhecimentos sobre Sociologia, Arquitetura e Meio Ambiente, mas também nos desenvolvemos como seres humanos", afirmou Mateus Viana, no discurso de encerramento.

Os estudantes e professores receberam bolsa de estudo que contemplou passagens aéreas, traslados, alimentação e hospedagem. "As aulas, combinadas com intercambio cultural e estudos de campo, foram inesquecíveis. Nenhum livro, por melhor que seja, poderá descrever a real beleza ou transmitir a magnífica energia que a terra e o povo chineses nos proporcionaram", descreveu Edir Paixão.

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC - fone: 85 3366 7335