Universidade encerra hoje encontro de jovens do campo

Encerra-se hoje (25), no Ginásio Paulo Sarasate, o X Encontro Estadual de Jovens do Campo. Iniciativa da Universidade Federal do Ceará e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o encontro reúne cerca de 700 jovens com o objetivo de discutir perspectivas para a juventude que vive em áreas rurais.

Os participantes são oriundos de movimentos sociais como o próprio MST, a Via Campesina, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), indígenas, povos do mar e quilombolas, além de movimentos urbanos como a Central de Movimentos Populares (CMP), a Pastoral da Juventude (PJ) e o Movimento dos Conselhos Populares (MCP).

Palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações culturais compõem a programação, que celebra ainda os 30 anos do “Jornal Sem Terra” e marca o lançamento das campanhas “Fechar escolas é crime!” e “Campanha permanente contra o uso dos agrotóxicos e pela vida”.

Comemorando uma década de parceria entre os grupos de estudos da UFC com os movimentos sociais, o Encontro culminará com a elaboração de um levantamento de políticas públicas para jovens do campo, a ser entregue à Coordenadoria de Juventude do Governo do Estado do Ceará.

A promoção do evento é da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, através do Núcleo de Estudo de Gênero, Idade e Família – NEGIF (Departamento de Economia Doméstica) e do Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais – LEAT (Departamento de Geografia); e da coordenação do MST – setor de Comunicação, Juventude e Cultura.

Fonte: Profª Maria do Céu de Lima, do Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (LEAT) – fone: 85 3366 9855