UFC Virtual forma primeira turma de ensino semipresencial

Encerrando a o calendário de solenidades de colação de grau do semestre 2011.1, o Instituto UFC Virtual forma sua primeira turma de graduação semipresencial hoje (18), às 18h, no Auditório da Reitoria. O grupo de 51 formandos do Bacharelado em Administração fez parte do Projeto-Piloto da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O Curso foi viabilizado através de parceria entre esta última, o Banco do Brasil e o Ministério da Educação. A formação foi ofertada em sete polos do Estado: Aracati, Aracoiaba, Beberibe, Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral.

"Começamos com 220 estudantes, e estão concluindo em torno de 50 pessoas. Pode parecer que a evasão foi grande, mas a questão é que parte significativa era de funcionários do Banco, que têm alta rotatividade. Uma das particularidades do curso, prevista desde o início, era poder concluí-lo em outros estados", esclarece o Prof. Mauro Pequeno, Diretor do Instituto UFC Virtual.

A carga-horária do curso foi composta de 80% de atividades a distância, através do ambiente virtual Sistema On-line de Aprendizagem (Solar), e de 20% de encontros presenciais nos polos dos municípios. Também foi exigida dos concludentes a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As atividades acadêmicas aconteciam através de recursos tecnológicos de informação e comunicação, como correio eletrônico, fóruns virtuais, mecanismos de gerência de conteúdo e sistemas de envio de arquivos (upload).

Os profissionais recém-formados terão direito a diploma de graduação em Administração com o mesmo valor do que é emitido pelo curso presencial da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC). Após a experiência bem-sucedida com a metodologia, o Diretor adianta que, em 2012.1, a Universidade pretende ofertar disciplinas inteiramente a distância nos cursos presenciais. Segundo ele, a intenção da Administração Superior é utilizar os 20% da carga-horária recomendados pelo MEC para a modalidade.

Fonte: Instituto UFC Virtual - fone: 85 3366 9457