Chefs renomados promovem oficinas e palestras de Gastronomia no Festival
- Sexta, 14 Outubro 2011 08:29
O saber e a prática da boa mesa também têm espaço garantido na programação do IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América, que acontecerá de 17 a 21 de outubro de 2011. Através de palestras e oficinas de gastronomia gratuitas voltadas para o público em geral, o evento consolida sua parceria com o curso de Gastronomia da UFC, criado em 2010 dentro da estrutura do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Instituição. Chefs renomados nacional e internacionalmente como Paula Labaki, Fabio Barbosa e Checho Gonzales virão a Fortaleza especialmente para compartilhar sabores e saberes da alta culinária, durante palestra sobre "Cozinha Latinoamericana" no dia 21 de outubro, no espaço Caldeirão Cultural, no Campus do Pici, a partir das 14h.
Além disso, a chef Paula Labaki ministrará oficina de culinária andiana na Cozinha Pedagógica do curso de Economia Doméstica da UFC, no Campus do Pici. São oferecidas duas turmas, uma no dia 19 e outra no dia 20 de outubro, com capacidade para 22 participantes em cada. Envolvida desde a adolescência com a gastronomia, a paixão pela cozinha na vida da chef paulista Paula Labaki veio de sua mãe, Maria Helena Labaki. Paula está há mais de duas décadas na área, e há 15 anos criou o Lena Labaki Catering, onde trabalha com os mais diversos tipos de eventos e participa de cenas gastronômicas por todo o Brasil. Atualmente, os estudos de Paula observam o chef francês Michel Bras e sua cozinha voltada para ingredientes o mais in natura possível, porém com acabamento de verdadeiras obras de arte. Além do trabalho como chef executiva no Lena Labaki Catering, Paula atua como personal chef, presta consultoria para restaurantes, ministra aulas de gastronomia e atua como Food Stylist.
Já o manauara Fabio Barbosa é o chefe da cozinha do restaurante La Mar Cebicheria, de São Paulo. É também cozinheiro e confeiteiro formado pela filial londrina da escola internacional de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e administrador formado em Hotelaria pelo Centro Europeu de Curitiba. Tem 14 anos de experiência na área, sendo sete deles no exterior, com passagens por restaurantes franceses estrelados pelo famoso Guia Michelin. Fabio é ainda especialista em gerenciamento e administração de cozinhas, controle de custos e gestão de equipes pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, e pelo Senac-SP.
Convidado internacional do evento, o boliviano Checho Gonzales se interessou pela gastronomia quando conheceu a cozinha oriental aos 22 anos. A partir daí, passou a estudar o tema e cozinhar em casa informalmente para os amigos. Em 1996, perto de completar 30 anos, decidiu pensar a culinária como profissão. Foi quando nasceu seu primeiro restaurante, o Brancaleone, em São Paulo. O sucesso da empreitada o fez ser convidado, três anos depois, pelo chef e amigo Alex Atala para integrar sua equipe nos restaurantes Na Mesa e D.O.M., este último recentemente premiado como o sétimo melhor restaurante do mundo pelo S. Pellegrino World’s 50 Best Restaurants, prêmio da revista inglesa “Restaurant”, reconhecido como o mais célebre indicador dos melhores lugares para comer nos cinco continentes.
Pesquisador inquieto, Gonzales já esteve na Espanha, onde trabalhou no restaurante Zazu, em Salamanca, e, em Barcelona, investigou sabores da ascendente cozinha espanhola. A partir do ano 2000, foi responsável pelo comando das cozinhas dos restaurantes Togu, 00 e Zaza Bistrô, no Rio de Janeiro. Em 2001 e 2002, respectivamente, ganhou o prêmio de chef revelação pela Revista Gula e pelo Guia Danusia Bárbara, especialistas na área. Já em 2004, totalmente habituado ao estilo de vida carioca, o chef abriu o restaurante Pecado. Em 2008 mudou-se para São Paulo, onde iniciou o projeto do restaurante “AJÍ”. Sua cozinha é inspirada na cultura latina, através da busca pela união de sabores inusitados, que se transformam em pratos únicos e originais. Suas criações têm assinatura e, hoje, atua como consultor.
O saber dos professores do curso de Gastronomia da UFC também compõem a programação do Festival. Os interessados em cozinha mexicana e créole (culinária das ilhas da América Central) podem participar de oficinas específicas, a serem ministradas pelos professores Hermano Maia Filho e Leopoldo Godim. Além disso, será realizado o seminário “Pesquisa em Alimentação”, sob organização do Prof. Paulo Henrique, e três encontros sobre “Gastronomia no cinema”, coordenados pelo Prof. Robson Mota.