UFC gradua 48 estudantes no Cariri e Campus de Quixadá fará colação sexta

Quarenta e oito alunos dos cursos de Filosofia, Engenharia Civil, Agronomia e Biblioteconomia, do Campus Cariri da Universidade Federal do Ceará, colaram grau sexta-feira (8), às 18h, na sede do campus em Juazeiro do Norte. O Reitor Jesualdo Farias presidiu a solenidade.

Participaram da cerimônia o Vice-Reitor, Prof. Henry de Holanda Campos; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida; e o Diretor do Campus do Cariri, Prof. Ricardo Ness, além de professores dos cursos da Instituição naquele campus.

Após o Reitor inicir oficialmente a sessão, falou em nome do corpo discente a estudante Cristina Barbosa Melo, formanda em Filosofia. Dizendo-se feliz por repre-sentar os colegas, admitiu sentir o peso da responsabilidade que era falar em nome de todos. Relembrou o início da jornada que naquele momento tinha sua culminância, quando a Universidade não dispunha da infraestrutura dos dias de hoje. Mas lembrou que os obstáculos eram menores do que a vontade de adquirir novos conhecimentos. O sentimento de gratidão permeou sua fala, quando agradeceu aos professores, aos servidores técnico-administrativos e aos pais a colaboração e o apoio dado por eles. Por fim, desejou sucesso aos colegas e ressaltou que era um dever de todos ajudar aos que sonham em chegar à Universidade e ainda enfrentam dificuldades para torná-lo realidade.

Em nome do corpo docente, a professora Celme Torres Ferreira, do curso de Engenharia Civil, disse estar dominada por uma mistura de sentimentos, falando, na ocasião, como “professora, como mãe, como colega e como amiga”.  E complementou: “o sentimento de professora que fica contente ao ver que o seu esforço de comunicar algum ensinamento produziu frutos; o sentimento materno, com sua mistura de ansiedade e satisfação, que vê seu filho tornar-se adulto e independente; o sentimento de uma colega de profissão, onde a colaboração é sempre possível; e o de uma amiga ao tomar conhecimento da formatura do seus amigos”.

Falou da “alegria profunda e emoção genuína” por ter sido escolhida paraninfa da turma e disse que iria transmitir alguns valores em que ela acredita. “Creiam no bem, no amor e na tolerância. E creiam na gentileza como uma boa forma de realizá-los”. E arrematou seu pronunciamento lembrando que “quem disse que a vida era fácil se enganou. Mas nem por isso ela deixa de ser bela”.

Em seguida à fala da Profª Celme Ferreira, representantes de cada um dos cursos firam o juramento em nome dos demais formandos e o Reitor Jesualdo Farias os declarou graduados pela Universidade Federal do Ceará.

Mostrando  o quanto é significativa a presença da UFC na região, o Prof. Jesualdo Farias  falou  sobre o início da expansão da Universidade para o Interior do Estado – que está completando 10 anos – e do alcance do Instituto UFC Virtual, que tem polos em 28 municípios cearenses. Ressaltou mais uma vez que aquele momento de colação de grau é um dos mais importantes da vida acadêmica, pois é o coroamento de tudo o que foi feito ao longo da vida universitária. Desejando sucesso aos recém-formados, disse que era momento para “festejar a conquista do diploma universitário, festejar a vitória da inteligência”.

Será sexta-feira (15), às 15h, a colação de grau de cinco formandos do curso de Sistema de Informação, no Campus da UFC de Quixadá (Estrada do Cedro – Km 5).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332