Empossados mais nove professores nesta sexta-feira (16)

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, empossou na tarde desta sexta-feira (16) mais nove professores para o quadro de docentes, que conta com cerca de 1.900 profissionais efetivos. Entre os empossados está Kátia Lucy Pinheiro, mestre em Educação Brasileira.

Após cursar graduação em Letras/Libras e concluir mestrado na UFC, ela foi aprovada no concurso para professora auxiliar da Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação.

A cearense Kátia Lucy possui surdez e começou a dar aulas com apenas 19 anos, já contabilizando 15 anos de experiência na área. Sempre com foco no ensino de Libras, ela já lecionou em escolas públicas, privadas e na Universidade Federal do Piauí. “Me sinto segura em assumir esse cargo, pois me preparei bastante para isso e tenho experiência no ensino”, afirma a nova professora da UFC.

Também para o Departamento de Estudos Especializados da Faced, foi empossado Rodrigo Nogueira Machado, experiente em ensino de Libras nas escolas fundamentais da cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele está estreando no Ensino Superior e ansioso para ministrar aulas, que iniciam na próxima semana. “No começo, vou me ambientar ainda com a turma, a sala. Mas depois me acostumo”, aposta Rodrigo.

Comentando que nos últimos quatro anos, 42% do quadro docente da UFC foi renovado, o Reitor Jesualdo Farias mostrou-se satisfeito com as novas posses. “Estamos começando a pagar uma dívida histórica de nossa universidade com a sociedade: a de contratar professores de Libras. Assim, cada vez mais, vamos cumprindo nosso papel social”, avalia o Reitor.

Foram ainda empossados Moises Bastos Neto (Depto. de Engenharia Química); José Júlio Sindrim (Depto. de Patologia e Medicina Legal); Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro (Depto. de Medicina Clínica); Carlos Eduardo Peres Teixeira (Instituto de Ciências do Mar/Labomar); Márcio Veras Côrrea (Depto. de Teoria Econômica, da FEAAC) e Benildo Sousa Cavada e Joaquim Albenísio Gomes de Silveira (ambos no Depto. de Bioquímica e Biologia Molecular).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)