II Seminário Regional Pró e PET-Saúde encerra-se hoje (14)

Encerra-se nesta quarta-feira (14), na Casa de José de Alencar, em Fortaleza, o II Seminário Regional Pró e PET-Saúde, reunindo programas desenvolvidos pelos ministérios da Saúde e da Educação. O objetivo é a troca de experiências entre os participantes dos projetos, que incluem instituições de ensino e secretarias municipais e estaduais de Saúde.

Uma das discussões em pauta é sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), implementado em 2005 pelos Ministérios, em parceria com as instituições de ensino, para integrar o ensino aos serviços de saúde visando melhorar o atendimento à população. A Universidade Federal do Ceará participa do projeto, que contempla os cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Psicologia.

"A Universidade Federal do Ceará tem um papel muito importante na implementação dos projetos e é uma grande parceira do Ministério da Saúde", afirma Geraldo Cunha Cury, Coordenador Nacional do Pró-Saúde e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Outra importante iniciativa é o Revalida, exame voltado para revalidação de diplomas médicos, na UFC coordenado pelo Prof. Henry Campos, que participou da comissão que elaborou esse projeto. Conforme Geraldo Cury, até o final do ano serão lançados os editais do Pró-Saúde 3 e do PET Saúde (Rede de Atenção).

Segundo a Profª Neiva Francenely Cunha, Coordenadora do Pró-Saúde 2 (que compreende os cursos de Farmácia, Odontologia e Psicologia) na UFC, a Universidade implementa também o Pró-Saúde 1 (nos cursos de Medicina e Enfermagem) e o PET Saúde da Família, PET Vigilância e PET Saúde Mental. Os programas são voltados para a inserção do aluno nos serviços públicos de saúde e para a formação profissional.

Fonte: Profª Neiva Francenely Cunha, Coordenadora do Pró-Saúde 2 na UFC - (fone: 85 3366 8028)