Internos dos cursos de Medicina da UFC participam de avaliação internacional

A Faculdade de Medicina, em Fortaleza, e os cursos de Medicina de Sobral e do Cariri da UFC promoveram, no último sábado (10), a aplicação do exame International Foundations of Medicine (IFOM), realizado pelo National Board of Medical Examiners (NBME), com o objetivo de avaliar o perfil de formação e as competências profissionais dos internos de Medicina.

Duas representantes do NBME, vindas dos Estados Unidos – Lorena Pannizzo e Roberta Griffin – acompanharam a aplicação do exame. O exame é válido em cursos médicos de universidades da América Latina, EUA, Europa e Oriente Médio.

No Brasil, participaram, além da UFC, a Universidade Estadual de Capinas (Unicamp) e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Os conteúdos abordaram conhecimentos clínicos em Medicina, Cirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Obstetrícia e Ginecologia.

Para a Profª Neile Torres, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento em Educação Médica (Nudem) da Faculdade de Medicina da UFC, "o exame é uma oportunidade ímpar para os internos e para os três cursos de Medicina da UFC, uma vez que a análise dos resultados permitirá aos estudantes e aos cursos conhecer suas fortalezas e o que precisa ser melhorado, além de representar uma forma de conscientização de suas conquistas, dificuldades e possibilidades".

Fonte: Profª Neile Torres, Coordenadora do Nudem - (fone: 85 3366 8066)