Conselho aprova criação de cursos e Resolução para escolha de Diretor

Foi aprovada, segunda-feira (4), pelo Conselho Universitário (Consuni), a implantação dos cursos de graduação em Design (Bacharelado), em Fortaleza; de mestrado em Agronomia/ Agropecuária no Semiárido, no Cariri; de doutorado em Filosofia, no Instituto de Cultura e Arte (ICA); e de doutorado em Ciências do Ambiente e do Clima, em associação com a Uece, em Fortaleza.

Reunião Consuni/CEPEA reunião do Consuni aprovou também Resolução que trata do processo de elaboração das listas tríplices para Diretor e Vice-Diretor de unidades acadêmicas da UFC. Diretor e Vice-Diretor dessas unidades serão nomeados pelo Reitor e escolhidos dentre os professores dos dois níveis mais elevados da carreira, ou que possuam o titulo de doutor e cujos nomes figurem em listas tríplices organizadas pelo respectivo Conselho de Centro, de Campus e Instituto ou Conselho Departamental.

As listas tríplices serão preparadas em um só escrutínio secreto, com votação uninominal, e delas constarão os nomes dos concorrentes que obtiverem o maior número de votos. O Diretor será nomeado para mandato de quatro anos, permitida uma única recondução. Somente podem candidatar-se a Diretor e Vice-Diretor os que, no período destinado à inscrição, ocupem cargo de professor associado ou de professor titular, ou que possuam título de doutor.

Poderão participar da consulta, de acordo com o art. 6º da Resolução recém-aprovada, os integrantes das carreiras do magistério da Universidade, exceto os que estiverem de licença para tratar de interesse particular; os alunos de graduação, inclusive da modalidade de educação a distância e de pós-graduação stricto sensu, matriculados curricularmente; os servidores técnico-administrativos, com exceção  daqueles que estiverem licenciados por motivo de interesse particular.

A inscrição dos postulantes será dia 9 de agosto, através de manifestação por escrito entregue nas secretarias dos centros, faculdades, campi e institutos. As listas tríplices deverão ser encaminhadas ao Reitor até o dia 20 de setembro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332