Revista Universidade Pública será indexada pela Biblioteca

A Biblioteca Universitária da UFC deu início à indexação da Revista Universidade Pública (UP) no seu catálogo on-line. Editada pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, a UP é um veículo de comunicação bimestral, que visa à divulgação e valorização da produção científica e cultural da Universidade.

A indexação da UP é feita com a análise e extração dos termos mais representativos de cada reportagem, decodificando-se a informação de maneira exaustiva para contemplar um número maior de possibilidades de busca, visando facilitar sua recuperação.

O processo de indexação teve início pelas edições da revista já disponíveis on-line no Portal da UFC, partindo-se do nº 34 (novembro/dezembro de 2006), e totalizando, até agora, 74 artigos indexados. Posteriormente, serão indexadas também as edições impressas de 2000 a 2006.

As buscas ao conteúdo podem ser feitas no catálogo eletrônico da BU, que fornece também o link de acesso ao texto completo da reportagem indexada. A recuperação de informações pode ser obtida por autor, assunto, título, assim como por termos significativos no contexto da UFC, como pesquisadores e projetos de pesquisa.

Como exemplo, podemos pesquisar o artigo pelo título – “Gás para todos” –, pelos assuntos indexados – “gás natural”, “software-desenvolvimento”, “gás como combustível” –, pelo nome do responsável pelo projeto e sua participação no mesmo – “Prof. João Bosco Furtado Arruda”, “Coordenador do projeto” –, pelo grupo responsável pela execução do projeto pela sigla – “GLEN” –, ou pelo seu equivalente por extenso – “Grupo de Estudo e Pesquisa em Infra-estruturas de Transporte e Logística da Energia”.

Segundo a BU, pode-se recuperar, igualmente, pelo nome do projeto ou pelo laboratório de pesquisa; núcleo de pesquisa; institutos; grupos de estudos e etc. O trabalho busca, ainda, identificar os setores e os centros da UFC que mais vezes figuram nas reportagens da revista, assim como em relação à natureza dos artigos indexados a partir da publicação.

Fonte: Bibliotecária Maria Marlene Rocha de Sousa, da Biblioteca de Pós-Graduação em Engenharia - (fone: 85 3366 9620)