Oficina de Gestão Acadêmica reúne coordenadores de graduação

Durante toda a segunda-feira (12) as Coordenações dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Ceará estão reunidas na Oficina de Gestão Acadêmica, realizada no Ponta Mar Hotel. Na abertura, pela manhã, o Reitor Jesualdo Farias destacou a importância da atividade por proporcionar um momento de diálogo entre a Administração Superior e os Coordenadores e pela oportunidade de poder falar sobre os três anos de sua gestão (a serem completados em outubro). Citou a gestão do Reitor Ícaro Moreira, da qual era o Vice-Reitor, lembrando que o período de junho a dezembro de 2007 foi de preparação para as mudanças que viriam a partir de 2008.

“Alguns coordenadores que aqui estão eram estudantes, há cinco ou seis anos, e são testemunhas de como era o quadro da Universidade, mergulhada numa cultura de “não crença”, de que não seria possível reverter a situação”, disse o Prof. Jesualdo Farias para, em seguida, pontuar as conquistas. Citou o aumento do número de professores concursados, o de docentes com doutorado, a maior oferta de vagas na graduação presencial e semipresencial e a expansão para o Interior do Estado. Falou ainda dos planos de internacionalização da UFC, aproveitando o programa do Governo Federal, e informou da reestruturação da Coordenadoria de Assuntos Internacionais.

Outras conquistas apontadas foram os investimentos no Sistema de Bibliotecas – mais de R$ 6 milhões em livros impressos e 4 mil unidades de livros eletrônicos – com reformas, ampliações físicas e do horário de atendimento. O Prof. Jesualdo Farias destacou o bom posicionamento da UFC no ranking das universidades brasileiras, que é líder, no Nordeste, na produção científica e na pós-graduação e, em seu discurso, abordou o Programa Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), que atua no aperfeiçoamento docente da UFC, classificando a iniciativa como marco importante da atual administração.

Após a palestra do Reitor, os participantes da oficina discutiram o Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (SIGAA) – demanda, a oferta, matrícula, aproveitamento de estudos e histórico escolar, bem como o novo Indicador de Desempenho de Alunos (IRA). O evento encerrou com exposição da Profa. Vanda Leitão sobre a Secretaria de Acessibilidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (Fone: 85 3366 7331 e 3366 7332)